Polícia de Meio Ambiente alerta sobre piracema e espécies que podem ser pescadas neste período

A piracema é o movimento migratório de peixes no sentido das nascentes dos rios com principal objetivo de reprodução. Para ajudar as espécies a completarem o ciclo de vida, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) baixa anualmente uma portaria proibindo a pesca neste período, que vai de novembro ao fim de fevereiro.

Durante a piracema só podem ser pescados peixes de espécies exóticas e híbridas, no limite de três quilos diários. A pesca somente pode ser feita em trechos com distância mínima de mil metros a montante e a jusante dos rios, represas, barragens e lagoas. Além disso, há orientações quanto aos equipamentos a ser utilizados como linha de mão com anzol, vara, caniço simples, carretilha ou molinete de pesca, com iscas naturais e artificiais.

Tenente Flávio Borges é comandante da 7ª Companhia de Meio Ambiente, sediada em Divinópolis e responsável por 53 municípios da região, e conversou com o Portal GRNEWS.

Segundo ele, infelizmente ainda muitas pessoas quebram as regras e continuam pescando espécies nativas mesmo em meio à piracema:


Flávio Borges

flaviobpira1

Tenente Flávio Borges orienta ainda que os pescadores busquem pela portaria do IEF que especifica quais espécies podem ser pescadas neste período. Alerta também em relação às sanções previstas em lei:

Flávio Borges
flaviobpira2

O IEF junto à Polícia Militar de Meio Ambiente também fiscaliza neste período quem comercializa, industrializa e armazena peixes. Todos devem estar registrados, assim como os estoques.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!