Barraginhas construídas pela EMATER em Pará de Minas retém água para abastecer lençóis freáticos e nascentes
No ano de 2017 a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) deu sequência ao projeto de construção de barraginhas nas propriedade rurais de Pará de Minas, oferecendo todo o suporte técnico necessário.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
A falta de água dos últimos anos registrada na região escancarou a necessidade de executar ações capazes de facilitar a produção de água no município.
Neste contexto a EMATER-MG optou pela construção de barraginhas objetivando segurar a água das chuvas e reabastecer os lençóis freáticos nas proximidades das nascentes dos mananciais existentes na cidade.
A barraginha consiste em pequenas bacias escavadas no solo em formato de prato ou meia-lua, com diâmetro médio aproximado de 16 metros e profundidade média de 1,8 metros.
Elas são construídas nas pastagens e em lavouras e têm a função de captar água de enxurradas, controlando a erosão e guardando a água no subsolo. A barraginha é uma tecnologia simples e surgiu da observação de um barramento natural ocorrido após uma forte chuva no início da década de 1980.
Itamar José Ribeiro, extensionista da EMATER-MG em Pará de Minas, informa que o trabalho realizado em 2017 foi importantíssimo para reter a água das chuvas que foram abundantes no município entre o fim de 2017 e os primeiros meses de 2018:
Itamar José Ribeiro
itamarbarraginhasretemagua21
Para construir cerca de 200 barraginhas em Pará de Minas, a EMATER-MG elaborou uma proposta no ano de 2013 e enviou para a Agência Nacional de Águas (ANA) e só em 2017 foram liberados o maquinário e a mão de obra. Uma empresa de Patos de Minas venceu o processo licitatório realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais para construir e fazer a manutenção de barraginhas em algumas estradas rurais.
Itamar José Ribeiro afirma que o trabalho foi realizado com verba do governo federal. Para construir novas barraginhas será necessária a aplicação de recursos municipais. Entretanto, os técnicos da EMATER-MG ainda não iniciaram as negociações com a Prefeitura de Pará de Minas para tratar desse projeto.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.