INSS disponibiliza diversos serviços on-line que podem desafogar movimento nas agências


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é um dos órgãos públicos mais procurados pelos cidadãos. A autarquia está ligada ao Ministério do Trabalho e Previdência Social, em Brasília.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Ele cuida de diversos serviços disponibilizados aos trabalhadores que trabalham com a carteira de trabalho assinada ou com os autônomos registrados que contribuem para o Regime Geral de Previdência.

Além disso, os aposentados, pensionistas e as vítimas de acidente trabalho também são atendidos. O sistema é amplo e prevê a liberação de benefícios, realização de perícias médicas, entre outros.

Muitos documentos que antes eram procurados nas agências do INSS já podem ser conseguidos através da página da Previdência Social na internet. Entre eles, extrato de pagamento que comprova a renda dos beneficiários, detalhando os valores e a data de pagamento do benefício.

Outra opção é a simulação. Trata-se do cálculo de quanto tempo falta para o contribuinte se aposentar e descobrir o valor do seu benefício, caso já tenha direito.

Você também pode gerar uma Guia da Previdência Social (GPS) pela internet, sem precisar ir ao Centro de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal. O documento pode ser emitido para um mês específico ou para um período, desde que inferior aos últimos cinco anos.

De acordo com o gerente da agência do INSS em Pará de Minas, Sílvio Flávio Mendes, essas facilidades ainda são desconhecidas de muitos segurados. Alguns procedimentos podem ser feitos até mesmo de casa:


Sílvio Flávio Mendes
servicosinsssilvioflaviomendes

Para ter acesso aos serviços disponíveis no site da Previdência Social é preciso fazer um cadastro de usuário e obter uma senha de acesso no próprio sistema on-line. Basta acessar AQUI e depois ligar para o telefone 135 para validar a senha.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!