Confiança dos microempreendedores individuais mineiros aumentou em fevereiro

A pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon) mostrou que a confiança dos microempreendedores individuais (MEI) aumentou para 114 pontos em fevereiro, cinco a mais em relação ao mês de janeiro. As empresas de pequeno porte também tiveram aumento significativo de seis pontos, chegando a 108. Já as microempresas obtiveram índice de 105, queda de cinco pontos.

Em geral, o levantamento apontou que a percepção dos donos de micro e pequenas empresas sobre o momento econômico atual registrou estabilidade da confiança dos empresários mineiros. O indicador ficou em 111, pequeno aumento em relação a janeiro (110).

O Índice de Situação Recente (ISR), que reflete a percepção dos empreendedores sobre suas atividades nos últimos três meses, foi de 79, quatro pontos abaixo do registrado em janeiro. Já o Índice de Situação Esperada (ISE), que reflete as expectativas dos empreendedores em relação ao trimestre seguinte, ficou em 127, quatro pontos acima do registrado no mês anterior.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, aponta moderação no avanço econômico e resiliência no consumo familiar. “Mesmo notando certa moderação no cenário atual, é perceptível que o mercado de trabalho se mantém dinâmico, apresentando aumento nos rendimentos reais”, observa.

Índice por setor
Segundo a pesquisa, a confiança no Comércio (104), Serviços (114) e Indústria (114) apresentou um pequeno aumento, quando comparado à janeiro. Já a confiança no setor de Construção Civil (112) sofreu retração de 5 pontos em relação ao mês anterior.

Interpretação do ISCON
O Iscon expressa a tendência para o nível de atividade, levando em conta o passado recente (últimos três meses) e o futuro próximo (próximos três). Um índice de confiança maior que 100 indica tendência de expansão da atividade; igual a 100, mostra a tendência de estabilidade da atividade; menor que 100, de retração da atividade. Com informações da Assessoria de Imprensa Sebrae Minas.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!