Polícia Militar de MG abre inscrições em concursos públicos ofertando 3.001 vagas

Conforme publicado pelo Portal GRNEWS, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, em 30 de dezembro de 2022, o edital definindo os critérios para os concursos públicos para o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e para o Curso de Formação de Soldados (CFSd) da corporação.

O edital disponibiliza 180 vagas para oficias, das quais 18 são para mulheres, e 2.821 vagas para soldados, sendo 283 para o sexo feminino, totalizando 3.001 vagas.

Conforme o edital, as inscrições serão abertas nesta quarta-feira, 1º de março, e as provas serão aplicadas no dia 7 de maio de 2023. O edital também indica que o início das formações está previsto para este ano.

Atualmente, a PMMG conta com aproximadamente 38 mil policiais, mas o número de efetivo é considerado baixo em muitas unidades da Polícia Militar. O concurso mais recente foi realizado em 2021, sendo a formação iniciada e concluída em 2022.

Nesta edição do concurso público da Polícia Militar concluída no ano passado, a soldado Ana Carolina Pinto foi a primeira colocada geral entre todos os participantes do processo seletivo. Ela é de Bom Despacho, vem de família e terra de militares, e por ter se destacado em todo o Estado de Minas Gerais, ela teve a prerrogativa de escolher onde queria atuar e optou por Pará de Minas:

Ana Carolina Pinto
soldadoana1

Lotada na 19ª Companhia Independente da Polícia Militar, ela cursava Direito antes de ser aprovada no concurso da PM e afirma que o Curso de Formação de Soldados é completo com noções em diversas áreas do Direito, testes de aptidão física entre outros treinamentos:

Ana Carolina Pinto
soldadoana2

O concurso da Polícia Militar contempla cerca de 10% das vagas para pessoas do sexo feminino. A soldado Ana Carolina Pinto lembra que considerando a história de 247 anos da corporação no estado, é relativamente recente o ingresso das mulheres na instituição. Porém, destaca a importância do papel das policiais femininas que inspiram outras pessoas e também durante o trabalho diário, como na Patrulha de Prevenção a Violência Doméstica:

Ana Carolina Pinto
soldadoana3


O cabo Homar Júnior de Assis França até pouco tempo atuava como instrutor do PROERD, mas como as aulas desse programa estão suspensas em Pará de Minas, ele presta serviços na Seção de Comunicação Organizacional da 19ª Companhia Independente da Polícia Militar sediada em Pará de Minas. Para ele, é uma honra fazer parte da corporação e ressalta que para ingressar nos cursos de oficiais ou de soldados o candidato precisa preencher alguns requisitos:

Homar Júnior de Assis França
assisconursopm1

Além disso, a corporação tem muitos serviços em seu portfólio que certamente o candidato se interessará por alguma área específica de atuação:

Homar Júnior de Assis França
assisconursopm2

Acrescenta que existem alguns cargos na Polícia Militar que são preenchidos por especialistas em áreas de diversas, como fazer parte da Orquestra Sinfônica ou na Banda de Música da PMMG. Mas nesses casos a pessoa precisa ter formação na área e passar por um concurso específico:

Homar Júnior de Assis França
assisconursopm3

Importante destacar que para concorrer a pessoa precisa ser brasileira, ter título de bacharel em Direito para oficial e ter concluído o nível superior, em qualquer área, para soldado.

É necessário ter entre 18 e 30 anos, altura mínima de 1,60 metro e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares.

De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais, este edital integra ação de políticas públicas visando a recomposição do efetivo da corporação. Destaca que a formação de novos militares tem como meta manter Minas Gerais como o estado mais seguro do Brasil, de acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!