Ingresso na escola gera grande carga emocional e psicóloga orienta pais como ajudar os filhos nesta fase
O início do ano letivo gera muita tensão e ansiedade entre os estudantes já matriculados nas redes pública e privada de ensino. Os mesmos sentimentos envolvem os profissionais da Educação que costumam se apresentar com antecedência para preparar o ambiente escolar para os alunos.
Para aqueles que estão retornando para às aulas, o cenário é um pouco mais tranquilo. Ficam ansiosos por rever os antigos e conhecer novos colegas, assim como os novos professores e até salas de aula que podem ser mudadas de um ano para o outro.
Mas o primeiro dia de aula para boa parte dos pequenos, nas escolas ou creches, pode gerar uma grande carga emocional, tanto para eles, quanto para os pais. A introdução escolar na vida das crianças é um marco e deve ser muito bem orientada para não oportunizar a geração de possíveis conflitos no futuro.
A psicóloga Fernanda Abreu falou sobre o assunto ao Portal GRNEWS e destaca que o ingresso na escola é uma nova porta que se abre, um ambiente recheado de surpresas, especialmente para as crianças que começam o ciclo escolar:
Fernanda abreu
fernanda01
Orienta que os pais devem transmitir segurança a essa criança, para que ela possa se fortalecer mentalmente. Também devem incentivar ressaltando que tudo foi preparado para ela, e que a professora vai cuidar com todo carinho:
Fernanda abreu
fernanda02
Nos dias seguintes, a criança vai ambientando ao novo espaço e percebendo como é bom este novo ciclo. Os pais precisam despertar a curiosidade da criança para que a mesma tenha o interesse e se entregue nos anos iniciais na escola, considerados muito importantes para as etapas futuras.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.