Paraminense participa de programa da Câmara dos Deputados e amplia conhecimentos

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp


Grande parte da população não sabe, mas a Câmara dos Deputados, em Brasília, oferece o Programa Estágio-Visita de Curta Duração. O objetivo é disponibilizar a universitários o funcionamento do Poder Legislativo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em funcionamento desde o ano de 2003, o trabalho incentiva a participação democrática e o exercício da cidadania. Durante cinco dias, os estudantes de nível superior participam de palestras, debates, visitas, vivências e simulações.

As atividades ajudam no desenvolvimento de conhecimentos sobre democracia e o papel do Legislativo. São ministradas aulas sobre o papel institucional da Câmara dos Deputados e o processo legislativo.

Os participantes visitam os gabinetes dos parlamentares, as comissões e o Plenário. São feitas simulações do funcionamento das comissões; entre outras atividades que despertam um novo olhar dos estudantes sobre o Legislativo.

A programação é definida mensalmente e pode sofrer alterações de acordo com o funcionamento e a necessidade da instituição. As atividades têm início na segunda-feira às 9 horas e encerram na sexta às 13h30.

Jean Santos, assessor parlamentar da Câmara Municipal de Pará de Minas, participou do programa a convite do deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB). Ele aprendeu todos os trâmites internos do Poder Legislativo:

Divulgação

Jean Santos
programaestagiovisitajeansantos1

Foi uma grande oportunidade de acompanhar o trabalho desenvolvido pelos deputados federais. Diferentemente do que muitas pessoas acham, os parlamentares participam de várias atividades além das votações em plenário:

Jean Santos
programaestagiovisitajeansantos2

Para os participantes do Estágio-Visita são disponibilizados: hospedagem, alimentação, traslado entre o alojamento e a sede do Legislativo e certificação. Os interessados devem se inscrever no site da Câmara dos Deputados.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!