Prazo para contribuinte declarar o Imposto de Renda Pessoa Física 2017 termina nesta sexta


Termina nesta sexta-feira, dia 28 de abril, o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). De acordo com a Receita Federal do Brasil, mais de 8,2 milhões de contribuintes ainda não haviam declarado até a tarde desta quinta-feira, 27 de abril.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O prazo para envio dos dados através do programa disponibilizado pelo fisco começou no dia 2 de março. A expectativa é de que 28,3 milhões de declarações sejam feitas este ano.

Todos os contribuintes que enviaram a declaração dentro do prazo, sem erros, omissões ou inconsistências, deverão receber mais cedo as restituições do Imposto de Renda – caso tenham direito.

Os idosos, portadores de doença grave e pessoas com deficiência física ou mental terão prioridade na restituição do imposto. Os valores começarão a ser pagos no dia 16 de junho e a escala seguirá até o mês de dezembro.

A multa para quem não fizer a declaração ou entregá-la fora do prazo será de um valor mínimo de R$ 165,74. Já o valor máximo corresponderá a 20% do imposto devido ao governo federal.

O contabilista Jeferli Henrique Teixeira Xavier, da Alliance Contabilidade, ressalta que aqueles que deixaram para a última hora correm o risco de não conseguir efetuar a entrega da declaração dentro do prazo estabelecido ou realizar o procedimento com algumas pendências:


Jeferli Henrique Teixeira Xavier
irpf17jeferlihenriqueteixeiraxavier1

No último dia é comum o sistema da Receita Federal travar por causa do grande volume de pessoas tentando fazer a declaração. Caso não consiga declarar, o contribuinte pode procurar um profissional para sanar as pendências:

Jeferli Henrique Teixeira Xavier
irpf17jeferlihenriqueteixeiraxavier2

De acordo com a Receita Federal, todo o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 durante o ano de 2016 está obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!