Vale reafirma que adutora do rio Pará será entregue em julho; município terá mesma vazão que tinha no rio Paraopeba

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

As obras executadas pela Vale para construção da nova adutora que liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Nossa Senhora das Graças ao Rio Pará, continuam a todo vapor. Conforme antecipado pelo Portal GRNEWS e confirmado pela mineradora, a adutora deve entrar em funcionamento no mês de julho.

Conforme acordado, após assinatura de um Termo de Compromisso entre a mineradora, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) através da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente da Comarca de Pará de Minas, Águas de Pará de Minas e prefeitura, as obras devem ser concluídas até julho deste ano.

Foto: Divulgação Vale S.A.

Com a nova adutora, poderão ser captados 284 l/s, ou seja, um milhão de litros d’água por hora. A mesma vazão que o município tinha quando captava do Rio Paraopeba, cuja água continua imprópria para consumo após o rompimento da barragem de Brumadinho em janeiro de 2019. A adutora terá 47 quilômetros de extensão e estão sendo instalados 7,2 mil tubos de seis a 12 metros de extensão cada um com diâmetro de 500 mm.

Segundo a Vale, foi desenvolvido e protocolado junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) estudo que verificou a disponibilidade hídrica do rio Pará para subsidiar o pedido de outorga do novo ponto de captação sem prejuízo do curso d’água.

O processo de autorizações demorou e por isso as obras só iniciaram na primeira semana de outubro.

Foto: Divulgação Vale S.A.

De acordo com a assessoria de comunicação da Vale, após a conclusão da obra e com o possível retorno da captação no rio Paraopeba, o município poderá ter sua capacidade outorgada mais que dobrada em relação ao que era antes do rompimento.

Quando concluído, o empreendimento será entregue à prefeitura de Pará de Minas e poderá ser operado remotamente pela concessionária Águas de Pará de Minas por meio de um sistema completo de automação instalado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!