Estoque baixo no banco de leite do HNSC e mães precisam conscientizar sobre a importância da amamentação

A Organização Mundial de Saúde alerta: a amamentação é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade. A amamentação é uma experiência única onde além de alimentar o filho a mãe tem um contato ainda mais afetivo, pois é um momento só dos dois.

Mas infelizmente nem todas conseguem amamentar o filho. É aí que entram os bancos de leite humano. Em Pará de Minas a maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) possui um posto de coleta e o banco onde o leite é entregue àquelas mulheres que por algum motivo não conseguiram alimentar os recém-nascidos.

Após coletar o leite, eleé enviado a Belo Horizonte onde passa por um processo de análises laboratoriais que detectam qualquer impureza fisiológica como vírus e bactérias, é pasteurizado e retorna a Pará de Minas.

A enfermeira coordenadora da maternidade Odete Valadares do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) destaca os trabalhos desenvolvidos no banco de leite, que não se restringem apenas à doação:


Claudine Carvalho
claudineleitematerno1

O estoque do banco de leite do HNSC está baixo, como confirma a coordenadora. Por isso é importante que as mães paraminenses doem se possível. É que há muitos bebês cujas mães tem alguma restrição e não conseguem amamentar:

Claudine Carvalho
claudineleitematerno2

A enfermeira explica ainda como é feita a doação. A retirada do leite pode ser feita em casa e depois entregue no HNSC:

Claudine Carvalho
claudineleitematerno3

Além dos cuidados ao tirar o leite é preciso atenção no armazenamento para garantir que não perca nenhum nutriente:

Claudine Carvalho
claudineleitematerno4

Após campanhas e apoio de entidades parceiras a maternidade conseguiu adquirir vidros e equipamentos que ajudam na ordenha e no armazenamento do leite. Alguns foram emprestados às mães que não devolveram e os aparelhos fazem falta pois auxiliam na coleta. Claudine Carvalho faz um apelo a estas mães que ainda não devolveram, principalmente as ordenhadeiras:

Claudine Carvalho
claudineleitematerno5

No mês dedicado às mães outra data também é comemorada, a Semana Estadual de Conscientização da Doação de Leite Humano.

Para doar a mulher precisa estar saudável com os exames de hepatite, HIV e sífilis negativos e não ter feito transfusão de sangue no último ano. Também não pode ingerir bebida alcoólica, fumar ou fazer uso de medicamentos contraindicados durante a amamentação.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!