Liberado programa gerador de Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017


Entre os dias 2 de março e 28 de abril a Receita Federal do Brasil receberá as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF 2017). Os dados são referentes ao exercício do ano de 2016.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Já estava disponível para download os programas referentes ao Carnê Leão e ao ganho de capital. Nesta quinta-feira, 23 de fevereiro, foi liberado o programa gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física 2017 (DIRPF 2017).

Todos os contribuintes que fizerem a declaração dentro prazo e não cometer erros, omissões ou inconsistências, receberão mais prontamente as restituições do governo federal, caso tenham direito.

Os idosos, os portadores de doenças graves e as pessoas com deficiência física ou mental terão prioridade nos pagamentos. Os lotes deverão ser liberados pelo governo federal a partir de junho e seguir uma escala até dezembro.

Jasmita Teixeira Duarte de Melo, chefe da agência da Receita Federal em Pará de Minas, informa que todos os contribuintes já podem instalar o programa e se inteirar sobre toda a documentação necessária para fazer a declaração:


Jasmita Teixeira Duarte de Melo
irpfjasmitateixeiraduartedemelo1

A novidade importante na declaração do IRPF é informar o número do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) de todos os dependentes com idade a partir de 12 anos. Antes a idade exigida era de 14 anos:

Jasmita Teixeira Duarte de Melo
irpfjasmitateixeiraduartedemelo2

O imposto é calculado com base na tabela estabelecida pela Receita Federal. Tudo dependerá dos valores dos salários de cada contribuinte e por isso é preciso ficar atento as definições do governo federal.

Os contribuintes obrigados a declarar que não fizerem o procedimento dentro prazo estarão sujeitos a uma multa e o cancelamento do CPF. A situação só será regularizada após o pagamento da multa e a realização da declaração:

Jasmita Teixeira Duarte de Melo
irpfjasmitateixeiraduartedemelo3

Muitas pessoas conseguem fazer a declaração do IRPF sem a necessidade da ajuda de um profissional. Porém, na dúvida é melhor buscar o suporte de um contador de confiança para evitar problemas com o fisco.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!