Consumir bebida alcoólica e nadar aumentam riscos de afogamentos durante o carnaval, alerta Bombeiros
A forte onda de calor na maior parte do país faz com que muitas famílias procurem os balneários para nadar. Especialmente durante o feriado prolongado as pessoas aproveitam para curtir a natureza e se banhar. Outros procuram lagos e rios.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
No carnaval alguns banhistas fazem verdadeiras aventuras na água. É aí que mora o perigo. A imprudência e a falta de habilidade com natação pode resultar em afogamentos. O grande problema para os adultos é o uso de bebidas alcoólicas.
Outro fator que pode acabar em tragédia é o desconhecimento da profundidade e da extensão de rios e lagos. A falta de visibilidade ao nadar nestes mananciais também pode resultar em afogamento.
Já houve casos em que o nadador ficou preso a um galho de árvore ou outro objeto que estava escondido no fundo do rio. Sem conseguir se soltar, a vítima acaba perdendo o fôlego e engolindo água, vindo a se afogar.
Mergulhos sem o devido cuidado também pode provocar o choque com o fundo do rio ou lago. Em alguns casos a pessoa fica desacordada com a pancada e com isso se tornar mais uma vítima de afogamento.
De acordo com o capitão Adelmo Francisco de Oliveira, comandante do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, não existem grandes registros de afogamentos na região. Porém, é preciso tomar os devidos cuidados:
Capitão Adelmo Francisco de Oliveira
afogamentoscapitaoadelmo1
Outra grande preocupação deve ser em relação às crianças. É muito importante que os pais fiquem atentos e supervisionem os pequeninos durante todo o tempo em que estiverem próximos aos cursos d’água:
Capitão Adelmo Francisco de Oliveira
afogamentoscapitaoadelmo2
A morte por afogamento acontece muitas das vezes por causa de imprudência dos banhistas. Todas as pessoas que não sabem nadar devem evitar entrar em rios ou lagoas com grande profundidade:
Capitão Adelmo Francisco de Oliveira
afogamentoscapitaoadelmo3
Vale lembrar que só podem resgatar pessoas quem tem o domínio das técnicas de salvamento. Caso aconteça alguma emergência o Corpo de Bombeiros deve ser acionado através do telefone 193.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.