GRNEWS TV: Uso indiscriminado de colírios pode agravar o olho seco, alerta especialista

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Jonatas Diniz, oftalmologista especialista em cirurgia de Catarata, do Centro de Excelência em Oftalmologia (CEO Clínica) falou sobre o olho seco.

Automedicação é arriscada e exige atenção à composição do produto
Muitos pacientes, ao sentirem desconforto ocular, recorrem por conta própria a colírios vendidos sem prescrição. No entanto, essa prática pode não resolver o problema e até piorar os sintomas. Segundo especialistas, os lubrificantes oculares não são todos iguais: variam em composição, presença de conservantes e concentrações, exigindo indicação personalizada.

Colírios com nafazolina devem ser evitados
Produtos que prometem “clarear” os olhos rapidamente, geralmente à base de nafazolina, são especialmente perigosos. Apesar do efeito imediato, esses colírios causam vasoconstrição e podem provocar efeito rebote, deixando os olhos ainda mais vermelhos após algumas horas.

Avaliação médica é essencial
Cada caso de olho seco tem causas e necessidades diferentes. Em vez de buscar uma solução genérica, a orientação é procurar avaliação oftalmológica individualizada para tratar corretamente, inclusive eventuais doenças associadas.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!