1ª Mostra Berlaar retrata problemas urbanos de Pará de Minas e do Brasil


A 1ª Mostra Berlaar foi aberta no ginásio poliesportivo do Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, no Bairro Várzea, em Pará de Minas, na noite desta sexta-feira, 23 de novembro.

Participaram do evento diretores, professores, estudantes, cidadãos paraminenses. Foram apresentadas fotos, textos e diversos materiais sobre a cidade fundada por Manoel Batista, o Pato Fofo, além de outros municípios.


Também foram apresentados os principais fatos que marcaram o desenvolvimento de todo o Brasil e as respectivas épocas. Desde o período que sucedeu a abolição da escravatura até a nossa era moderna.

Durante todo o ano os estudantes fizeram um levantamento de vários segmentos do meio urbano. A população das cidades está crescendo muito e os problemas e desafios também aumentam.


Entre os temas abordados estão: “Favelização” a partir de 1896; Início da Urbanização em 1920; Desigualdade Social entre 1930 e 1935; Intensa Urbanização em 1971 e Sofrimento do Planeta Terra em 2018.

Nestes contextos foram discutidos os efeitos da industrialização, êxodo rural para os centros urbanos, desigualdade social, poluição, violência, desemprego, mobilidade, saúde, educação, infraestrutura e moradia.


Marília Vasconcelos, vice-diretora educacional do Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, explica que o principal objetivo foi fazer com que os alunos estudassem diversos temas importantes e de acordo com a realidade de Pará de Minas:


Marília Vasconcelos
mostraberlaarmariliavasconcelos


Rita de Cássia, aluna do 1º ano do Ensino Médio, destaca a representação de várias etapas e os assuntos decididos por meio de sorteios. As turmas reuniram várias informações e aprenderam muito sobre as cidades:


Rita de Cássia
mostraberlaarritadecassia


Igor William, aluno do 3º ano do Ensino Médio, conta que os estudantes fizeram pesquisas pelas ruas, na internet e foram muitas as descobertas a respeito de Pará de Minas. O resultado de todo o esforço foi apresentado na mostra:


Igor William
mostraberlaigorwilliam


Vários estandes foram montados pelos alunos dentro do poliesportivo do estabelecimento de ensino com as representações exibidas na 1ª Mostra Berlaar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!