Vacinação contra a gripe prossegue nas áreas urbana e rural de Pará de Minas nesta segunda. Veja locais


A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza ou campanha de vacinação contra a gripe teve início em Pará de Minas dia 17 de abril. O prazo da imunização se estenderá até o dia 26 de maio, e o Dia Nacional de Vacinação, o chamado Dia D, está marcado para dia 13 de maio.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Na primeira semana a Secretaria Municipal de Saúde imunizou apenas os profissionais da área da saúde, porque a quantidade de doses recebidas era insuficiente para atender o público-alvo da vacinação contra a gripe. Importante ressaltar que a vacina só é contraindicada em casos em que a pessoa tem alergia severa a ovo.

A meta é vacinar por crianças de seis meses a menos de cinco anos de idade, mães de recém-nascidos que tenham feito parto há menos de 45 dias, gestantes, trabalhadores da área da saúde, funcionários do sistema prisional e detentos, idosos acima de 60 anos, além dos professores das redes pública e privada. O objetivo é vacinar 25 mil paraminenses contra a gripe.

Para tomar a vacina os professores deverão apresentar um documento de identidade e uma declaração do diretor da escola onde trabalham. Também serão aceitos crachá e contracheque dos educadores.

A partir desta segunda, 24 de abril, as pessoas que se incluem no público-alvo receberão as doses da vacina contra a gripe. Para isso devem se deslocar as unidades básicas de saúde ou Policlínica.

A vacina será aplicada das 7h30min ás 15h30min. A vacina é gratuita e protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B.

Vacinação contra a gripe na zona rural de Pará de Minas

Também nesta segunda (24) terá início a campanha de vacinação contra a gripe nas comunidades rurais do município de Pará de Minas. As equipes de vacinação seguirão o roteiro elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde.

A comunidade de Palmital será a primeira a ser visitada nesta segunda (24), ás 8 horas. Em seguida a equipe estará em Meireles às 9 horas e ás 10 horas a vacinação será em Brás Correia.

Na terça (25), às 8 horas, serão vacinados os moradores de Córrego do Barro e ás 9h30min, as doses da vacina contra a gripe serão aplicadas nos residentes em Trindade.

Na quarta (26) a equipe iniciará o trabalho às 8 horas em Sobrado. Às 8h30min, a vacinação será em Bom Sucesso. Às 9 horas serão vacinados os moradores de Paivas e às 9h30min a vacina será aplicada naqueles que moram em Caetano Preto.

Na quinta (27), a partir das 8 horas serão vacinados os moradores de Aparição. Depois a população de Córrego das Pedras, às 9 horas. Logo após a equipe segue para Limas de Pará de Minas e aplicará ás doses a partir das 9h30min.

A campanha de vacinação contra gripe nas comunidades rurais de Pará de Minas terá sequência na terça-feira, 2 de maio. Às 8 horas serão vacinados os moradores de Mata dos Pimentas. Em seguida, 8h30min, a vacina será aplicada em Matinha e às 9 horas em Mata do Cedro.

Na quarta-feira, 3 de maio, às 8h30min, a vacinação será em Muquém e ás 9 horas na comunidade de Floresta.

O trabalho de vacinação contra a gripe será encerrado na zona rural na quinta-feira, 4 de maio. Às 8 horas, a equipe inicia a vacinação em Guardas. Na comunidade de Penhas, às 8h30min. Depois às 9 horas em Paraíso e em Gorduras às 8h30min.

Mais de 54 milhões de vacinas contra a gripe em todo o país

A meta, segundo o Ministério da Saúde, é aplicar a dose em 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Deverão ser vacinados: gestantes, idosos a partir dos 60 anos, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, mulheres que estão no período de 45 dias após o parto e crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

A vacina é disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e garante a proteção contra três subtipos de vírus da gripe que mais são comuns no Brasil. Foram distribuídas 21,1 milhões de doses para os estados.

O Dia Nacional de Vacinação, o chamado Dia D, está marcado para dia 13 de maio. Nesta data a vacinação será realizada em todas as unidades básicas de saúde das 8 ás 17 horas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!