Prefeito quer municipalizar trânsito de Pará de Minas, mas processo depende de novo concurso público


Vários gestores municipais que passaram pela Prefeitura de Pará de Minas prometeram e até trabalharam para municipalizar o trânsito, que bastante complicado em certos locais e horários.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Com a municipalização a prefeitura poderia criar um órgão específico para cuidar de todos os procedimentos voltados ao trânsito de Pará de Minas. O aumento da frota de carros e motos continua gerando grandes transtornos.

Também poderá ser recriado o sistema de estacionamento rotativo, como o extinto Faixa Azul. Essa medida angaria recursos para o município e evitaria que os proprietários de veículos utilizassem o espaço público sem critério.

Outras medidas também poderiam se tomadas, entre elas a criação de uma guarda municipal e a contratação de fiscais para ajudar a Polícia Militar no combate a diversas infrações de trânsito.

Mas todos os prefeitos que trabalharam para municipalizar o trânsito de Pará de Minas esbarraram em vários problemas para concretizar este planejamento. Um deles é a falta de uma Guarda Municipal, na qual seus integrantes poderiam atuar como agentes de trânsito, ou mesmo criar estes cargos na administração municipal. Além de organizar o trânsito, também poderiam aplicar as penalidades permitidas às cidades que municipalizam o trânsito.

O município de Pará de Minas ainda não tem Guarda Municipal. Mas existe previsão em projeto aprovado em 2016 na Câmara Municipal para a contratação através de concurso daqueles interessados nestes cargos.

Como concurso previsto para ser realizado neste início de 2017 foi suspenso pelo prefeito Elias Diniz (PSD), pode ser que após revisar todo o processo ele decida ofertar vagas para a criação da Guarda Municipal, o que facilitaria o processo de municipalização do trânsito.

Uma coisa é certa. O prefeito Elias Diniz está preocupado com o trânsito de Pará de Minas e ciente da necessidade de realizar mudanças para melhorar a mobilidade urbana no município, principalmente no que se refere ao tráfego de veículos.

Para o prefeito o trânsito é uma das prioridades de seu governo. Ele informa que está cuidando de todo o projeto de municipalização e a meta é implantar o projeto Olho Vivo e novos semáforos:


Elias Diniz
municipalizacaodotransitoeliasdiniz1

O chefe do Pode Executivo Municipal explica que a municipalização do trânsito afetou a realização do concurso público. Isso ocorreu porque o quadro de vagas está sendo revisto para que os agentes de fiscalização de trânsito sejam incluídos no novo organograma:

Elias Diniz
municipalizacaodotransitoeliasdiniz2

Em relação ao estacionamento rotativo, o prefeito de Pará de Minas disse que buscará parcerias com entidades como a Cidade Ozanam e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae):

Elias Diniz
municipalizacaodotransitoeliasdiniz3

Sobre o contrato de concessão do transporte público, Elias Diniz explica que nenhum município com menos de 200 mil habitantes tem demanda para duas empresas. Por isso serão revistas as rotas dos itinerários de ônibus coletivo para otimizar a prestação de serviço a partir de nova licitação:

Elias Diniz
municipalizacaodotransitoeliasdiniz4

O contrato do município com a empresa Turi vence no primeiro semestre de 2017. Por isso será realizada uma nova licitação que escolherá a concessionária que assumirá o serviço durante os próximos dez anos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!