Calor favorece surgimento de escorpiões e captura requer cuidados especiais


A forte onda de calor em Pará de Minas provoca o surgimento de alguns animais peçonhentos na zona urbana. Em algumas regiões específicas, ocorre infestação de escorpiões, por exemplo, com maior frequência.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Eles surgem em esconderijos localizados próximo de entulhos, materiais empilhados, ralinhos de esgoto, entre outros. Por isso é importante tomar todos os cuidados para evitar ser ferroado e ter algum problema maior.


O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) São Francisco de Assis possui uma equipe que atua no combate aos escorpiões no município. É preciso ter o devido conhecimento para tomar as providências necessárias.

De acordo com Adelmo Batista Lemos, biólogo do CCZ, muitas pessoas dedetizam os ambientes para acabar com as baratas. Esses insetos servem de alimento para os escorpiões e contribuem para a infestação.

Entretanto, os animais peçonhentos resistem aos venenos aplicados na dedetização. Eles também podem ficar até seis meses sem se alimentarem e sobrevivem. A forma mais eficaz de combater escorpião, é através da captura:


Adelmo Batista Lemos
escorpioesadelmobatistalemos

Os escorpiões que surgirem em empresas e residências devem ser capturados com utilização de uma pinça e depois colocados em um vidro tampado e com pequenas perfurações para a circulação do ar. Caso haja algum risco, a recomendação é acionar o CCZ.

Para informar o surgimento do escorpião é preciso que o solicitante informe o nome e o endereço. Cada animal recolhido entrará para um mapeamento. O telefone de contato do CCZ em Pará de Minas é o (37) 3231-7817.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!