Soluções antifraude podem evitar perdas de R$ 500 milhões para empresas e consumidores na Black Friday

Mais de 89 mil tentativas de fraude podem ser evitadas durante o final de semana da Black Friday no Brasil, que este ano acontece em 29 de novembro, de acordo com projeção da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil. Se efetivadas, essas fraudes poderiam gerar R$ 500 milhões em perdas financeiras para empresas e consumidores. Considerando somente o dia da ação, seriam 29.777 tentativas de fraudes evitadas que poderiam causar R$ 166,6 milhões em prejuízos.

“Este é um período do ano em que muitos fraudadores tentam se aproveitar do volume e da velocidade dessas transações para aplicar golpes, utilizando links falsos com promoções atraentes para os consumidores, por exemplo, que devem redobrar a atenção. As empresas que oferecem os descontos, também devem se preparar e ampliar suas barreiras de proteção para evitar perdas financeiras nesta que é uma das datas mais importantes para o comércio”, declara o Diretor de Autenticação e Prevenção a Fraudes da Serasa Experian, Caio Rocha.

Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude, produzido mensalmente pela datatech, só nos primeiros seis meses deste ano, ocorreu uma tentativa de fraude a cada 3 segundos no país, totalizando 5,3 milhões no período, evitadas por meio das suas tecnologias de autenticação e prevenção a fraudes.

Prevenção em primeiro lugar: dicas para se proteger
Além de implementar sistemas antifraude tecnológicos e avançados, a conscientização dos consumidores é fundamental para a prevenção de fraudes.

As dicas da Serasa Experian para os consumidores evitarem cair em golpes no período são:

Para consumidores:
Escolher sites e lojas confiáveis e com boa reputação;
Desconfiar de ofertas muito atrativas;
Ler avaliações e opiniões sobre o produto;
Cuidado com o golpe do brinde e não faça pagamentos para entregas não solicitadas;
Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais ou SMS;
Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
Não emprestar ou vender seus dados;
Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois, o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
Manter os devices atualizados;
Garantir que seus documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência;
Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

Para as empresas:
Invista em tecnologias de prevenção à fraude para proteger a integridade e a segurança das operações da sua empresa.
Em um ambiente de negócios cada vez mais digital e interconectado, onde as fraudes evoluem e se ampliam rapidamente a prevenção à fraude em camadas não é apenas uma boa prática, mas uma necessidade estratégica;
Garanta a qualidade e a veracidade dos dados das soluções de prevenção à fraude a partir de soluções que se aprimorem constantemente diante das mudanças e ameaças das fraudes;
Entenda profundamente o perfil do seu usuário e busque constantemente minimizar pontos de fricção em sua jornada digital, garantindo uma experiência fluida e sem comprometer a segurança.
Utilize a prevenção à fraude como uma alavanca para gerar receita, implementando uma orquestração inteligente de soluções que maximize a segurança, reduza perdas e permita uma experiência de compra mais ágil e confiável para o cliente.
As informações são da Assessoria de Comunicação da Serasa Experian.

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