Médicos cubanos encerram atividades em Pará de Minas e Secretaria de Saúde busca substitutos


Desde a segunda-feira (19) cerca de 8.300 médicos cubanos do Mais Médicos devem deixar gradativamente o programa. O prazo para o retorno dos profissionais ao país de origem vai até o dia 12 de dezembro.

A medida foi tomada após a decisão do governo cubano de encerrar sua participação. Isso ocorreu após as exigências do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para dar continuidade ao programa.

O futuro chefe do Poder Executivo disse que a continuação do Mais Médicos dependeria da aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais de Cuba e liberdade para eles trazerem suas famílias.

Os cubanos do Mais Médicos estavam distribuídos em aproximadamente 2,8 mil municípios de todos os estados brasileiros e em 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

Eles começaram a atuar em 2013 em Unidades Básicas de Saúde, por meio de uma cooperação internacional entre os dois países. O objetivo inicial foi prover emergencialmente médicos para populações vulneráveis nos municípios de menor porte.

Ontem o secretário municipal de Saúde, Paulo Duarte, disse que a mudança não geraria nenhum transtorno em Pará de Minas porque todas as providências estavam sendo tomadas e havia um prazo.

Mas, ele informa que nesta terça-feira, 20 de novembro, os médicos cubanos receberam um comunicado da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) para encerrar imediatamente a prestação de serviço.

Com isso o atendimento em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Grão-Pará, Belvedere, São Paulo e Nossa Senhora de Fátima. Os casos de emergência deverão ser encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas:


Paulo Duarte
maismedicospauloduarte1

O atendimento está sendo revisto para que a população não seja prejudicada. Será adotado o protocolo de atendimento durante os períodos de férias e ao mesmo tempo estão sendo acertadas contratações de plantonistas:

Paulo Duarte
maismedicospauloduarte2

O edital publicado pelo Ministério da Saúde não assegura a reposição integral das vagas deixadas pelos quatro médicos cubanos. Mas a população paraminense não terá qualquer prejuízo na assistência:

Paulo Duarte
maismedicospauloduarte3

O edital para seleção de médicos para ocupar as vagas deixadas pelos profissionais de Cuba foi publicado nesta terça-feira, no Diário Oficial da União. As inscrições começam a ser feitas ás 8 horas na quarta-feira (21) e vão até domingo (25).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!