Aberta a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com apresentações no Centro de Pará de Minas

Teve início na manhã desta segunda-feira, 19 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Promovida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), esta é uma forma de mostrar a toda comunidade o trabalho desenvolvido na associação, feito na maior parte, com ajuda de toda população que sempre participa de eventos e doa recursos para ajudar na manutenção da entidade.


Palestras também acontecerão ao longo da semana para debater direitos da pessoa com deficiência e ainda discutir políticas públicas que ajudem na melhoria da qualidade de vida destas crianças, jovens e adultos.

Este ano a abertura foi diferente. Tradicionalmente era realizado um desfile pelas ruas centrais de Pará de Minas, mas em 2019 a diretoria resolveu inovar. Os atendidos pela APAE estiveram na Praça Torquato de Almeida, Centro, durante boa parte da manhã. Praticaram atividades físicas, dançaram e mostraram a toda população que podem e devem ter uma vida normal.

A presidente da APAE Sílvia Lima destaca a importância da família neste processo para ajudar os deficientes:


Sílvia Lima
silvialimasemananac1

No palco instalado em frente ao coreto da praça, os atendidos pela APAE dançaram, cantaram e apresentaram peças de teatro. Uma verdadeira alegria sentida por quem passava por ali.


A empresária Marli Aparecida de Moraes Santos era só sorrisos também, de gratidão. O filho Gabriel tem 17 anos, mas aos dois foi diagnosticado com meningite. Na APAE ele conseguiu atendimento especializado e hoje o garoto vive tranquilo mesmo com limitações.

A mãe destaca que a família deve apoiar a pessoa com deficiência e não tentar de nenhuma forma, escondê-la da sociedade:


Marli Aparecida de Moraes Santos
marliaparecidasemananac1

Na Associação, Marli Moraes teve apoio tanto para ajudar Gabriel como também para a família, que tem um suporte para conseguir ser presente para a pessoa com deficiência:

Marli Aparecida de Moraes Santos
marliaparecidasemananac2

A programação festiva continua. Nesta terça-feira, 20 de agosto, as atividades acontecerão a partir das 08h no Parque do Bariri. No dia 21 a comunidade poderá conhecer os trabalhos desenvolvidos na APAE e também no Centro Especializado em Reabilitação Física, Visual e Intelectual. As visitas podem ser agendadas pelo número (37) 3232-1024.


Na quinta-feira, 22, a partir das 19 horas acontece a abertura da exposição “APAE: há cinco décadas construindo histórias” no Museu Histórico de Pará de Minas. Na sexta-feira, eles mostram seu talento no APAE Mostra Arte, no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida a partir das 19 horas. E na segunda-feira, 26 de agosto, de 8 às 11 horas acontece o IV Seminário do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência na FAPAM.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!