Polícia Civil conclui investigação sobre esquema de agiotagem em Divinópolis. Quatro indiciados por extorsão, associação criminosa e usura

A Polícia Civil de Minas Gerais finalizou o inquérito policial da operação “Juros Altos”, realizada em janeiro deste ano em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro. A ação desvendou um esquema ilegal de agiotagem, resultando no indiciamento de quatro suspeitos, por crimes como extorsão qualificada, associação criminosa e prática de usura.

Esquema operava com fachada empresarial
Segundo as investigações, o grupo utilizava empresas de fachada para disfarçar a oferta de empréstimos a juros abusivos. Quando os devedores deixavam de pagar, passavam a ser ameaçados, intimidados e, em alguns casos, agredidos fisicamente. Um dos casos que chamou a atenção foi o de um casal, no bairro Catalão, que teve a casa invadida pelos criminosos, sofreu agressões e teve uma motocicleta levada como forma de cobrança violenta.

Prisões e materiais apreendidos
Durante a apuração, duas vítimas e quatro testemunhas foram ouvidas. Três dos investigados foram presos preventivamente e um foi detido em flagrante após cometer um dos crimes. As equipes da PCMG apreenderam diversos itens que comprovam a atividade criminosa, como grande quantia em dinheiro, celulares, computadores, cartões das falsas empresas, registros de empréstimos, veículos, uma moto aquática e uma carretinha.

Indiciamento e continuidade das investigações
Com mais de 200 páginas, o inquérito foi enviado ao Poder Judiciário. Os suspeitos foram formalmente indiciados por extorsão com agravantes, associação criminosa e usura, conforme previsto na legislação penal brasileira. A Polícia Civil continuará as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no esquema de agiotagem. As informações são da Assessoria de Comunicação da Polícia Civil de Minas Gerais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!