Unidades de saúde de Pará de Minas disponibilizam vacina contra febre amarela


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) lançou um hotsite para esclarecer todas as dúvidas referentes a febre amarela. Na página estão disponíveis orientações sobre vacinação, prevenção e respostas as perguntas mais frequentes. O endereço eletrônico pode ser acessado AQUI.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A meta é fornecer informações claras e atualizadas a toda a população. As principais dúvidas estão relacionadas à vacinação. O Ministério da Saúde recomenda a vacinação de homens e mulheres que residem ou viajam para regiões silvestres, rurais ou de mata.

A vacinação também é aconselhável às pessoas que vivem em áreas endêmicas. O Governo de Minas Gerais já decretou situação de emergência por surto de febre amarela em 152 municípios.

A vacina é a única forma de evitar o contágio da doença e consta no Calendário Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela está disponível nas unidades básicas de saúde de forma gratuita.

Vale ressaltar que a imunização deve ser administrada pelo menos 10 dias antes do deslocamento para as áreas de risco. Só no ano de 2016 foram repassados mais de três milhões de doses para Minas Gerais.

O esquema vacinal contra febre amarela contempla uma dose aos nove meses de idade e um reforço aos quatro anos. Para quem nunca foi vacinado ou não possui comprovante de vacinação, é preciso administrar a primeira dose da vacina e um reforço após dez anos.

Em Pará de Minas o estoque é suficiente para atender toda a demanda da população. A informação é da responsável pelo setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Érica Regina da Silva:


Érica Regina da Silva
vacinafebreamarelaericaregina1

A vacina só é contraindicada para gestantes e pacientes com neoplasia (câncer), imunodeficiência primária, imunossupressão e submetidos a transplante de órgãos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!