Informações desencontradas causa transtornos para autônomo pagar carnê do INSS em Pará de Minas


Ao longo dos últimos anos o sistema integrado de pagamentos de boletos bancários facilitou muito para os contribuintes que procuram as casas lotéricas e as agências bancárias para quitar algumas faturas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Mas, um trabalhador autônomo que contribui com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou por um constrangimento no último sábado, 14 de janeiro. Ele preencheu o carnê com os dados pessoais da esposa para pagar a parcela da contribuição previdenciária.

Ele foi até uma agência lotérica na região central de Pará de Minas, enfrentou uma longa fila para pagar a contribuição. Mas após esperar um bom tempo na fila, a atendente da lotérica disse que o documento não seria recebido pelo caixa. Isso porque segundo a casa lotérica os talões do INSS só podem ser recebidos até o último dia útil, antes do final de semana em que ocorre a data de vencimento.

Neste caso, o dia 15, data do vencimento, foi no último domingo. O contribuinte deveria ter procurado a loteria na última sexta-feira (13) para pagar a contribuição previdenciária. Ele recebeu a informação após enfrentar uma longa fila.

A lotérica informou que ele deveria procurar a agência do INSS para recalcular o valor da contribuição previdenciária e retornar para efetuar o pagamento com os devidos juros e multa por atraso.

Alan Abreu foi obrigado a se deslocar até a agência do INSS de Pará de Minas nesta segunda (16), onde foi informado pelo órgão que os carnês podem sim ser recebidos um dia útil após o vencimento quando isso ocorrer nos finais de semana ou feriados nacionais, sem a necessidade de recalcular o valor.

Porém quando ele chegou à lotérica, para sua surpresa, a atendente disse que não receberia porque ele deveria se deslocar até o INSS para recalcular o valor. Alan Abreu respondeu que já havia procurado o INSS, onde foi informado que o pagamento poderia ser feito normalmente sem a necessidade de recalcular o valor. Foi preciso intervenção da gerência da lotérica para que ele pudesse pagar a contribuição.

O tempo que gastou e o transtorno que passou o deixaram preocupado com o desencontro de informações. Ele ressalta que quer pagar a contribuição previdenciária e não ser prejudicado. Para isso, Alan Abreu acredita ser preciso que as informações sejam divulgadas claramente para que não ocorram mais casos assim:

Alan Abreu
pagamentoinssalanabreu1


Alan Abreu disse que mora em Pará de Minas e teve que enfrentar essas dificuldades, mas questionou, por exemplo, o prejuízo que poderão ter as pessoas que moram na zona rural e se deslocam para a área urbana para pagar o INSS autônomo:

Alan Abreu
pagamentoinssalanabreu2

Na lotérica ninguém se pronunciou sobre o assunto. Mas a reportagem do Portal GRNEWS também conversou sobre esse desencontro de informações com Eduardo Bráulio de Sousa, gerente Geral da Caixa Econômica Federal em Pará de Minas, que gerencia o serviço das lotéricas credenciadas. Ele explica que o sistema é atrelado aos códigos de barra para dar mais segurança no recolhimento e evitar erros.

No caso das lotéricas, o recebimento ou não dos carnês do INSS é submetido a orientação de um contador de confiança das empresas. O procedimento é para evitar grandes problemas ou erros que serão acusados pelo sistema:


Eduardo Bráulio de Sousa
pagamentoinsseduardobrauliodesouza

O gerente da agência do INSS em Pará de Minas, Sílvio Flávio Mendes, informou que o contribuinte pode pagar o carnê no primeiro dia útil após o domingo ou feriado, caso a data de vencimento caia nesses dias. O segurado também pode acessar o site da Previdência Social e emitir uma guia com código de barras:

Sílvio Flávio Mendes
pagamentoinsssilvioflaviomendes1


Ele explica quais os passos que deverão ser dados para que o contribuinte possa acessar o site da Previdência Social, preencher os dados e emitir a guia com código de barras para pagar a contribuição:

Sílvio Flávio Mendes
pagamentoinsssilvioflaviomendes2

A página da Previdência Social pode ser acessada AQUI. Após acessar o contribuinte clicará na opção, Guia da Previdência Social, no canto superior esquerdo. Em seguida ele deverá ler as informações e continuar o processo até emitir o documento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!