Aprendiz Legal oferece oportunidade de qualificação e ingresso no mercado de trabalho


O programa criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) é uma iniciativa do Governo Federal e tem como objetivo qualificar cada vez mais cedo os profissionais para o disputado mercado de trabalho.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O programa é composto por curso de aprendizagem gratuito com duração de até dois anos. Durante este período o aprendiz receberá ensinamentos teóricos em sala de aula e prático dentro da empresa contratante.

A legislação determina que as empresas de médio e grande porte possuam entre 5% e 15% de jovens aprendizes em trabalho ou estágio. Ao ser pré-selecionado, o estudante passará por algumas fases.

São elas: entrevista em grupo; entrevista individual; entrega de documentos comprovatórios; teste psicológico e exames de saúde. Para participar do Jovem Aprendiz é preciso ter entre 14 e 24 anos.

Também é preciso estar matriculado no Ensino Fundamental ou Ensino Médio; possuir carga horária disponível, de quatro a seis horas diárias, e não ter nenhum registro profissional anterior na carteira de trabalho.

De acordo com a psicóloga Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey, servidora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os jovens buscam a oportunidade para se desenvolver profissionalmente e como pessoa:


Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey
aprendizlegalelvira1

A proposta de estudar e trabalhar contribui para a formação de uma excelente mão de obra para as empresas. Além disso, a aprendizagem proporciona à juventude a experiência marcante do primeiro emprego:

Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey
aprendizlegalelvira2

Outras informações sobre o funcionamento do programa Aprendiz Legal podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na rua do Acre, 84, Centro, em Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!