Aprendiz Legal oferece oportunidade de qualificação e ingresso no mercado de trabalho
O programa criado a partir da Lei da Aprendizagem (Lei 10.097/00) é uma iniciativa do Governo Federal e tem como objetivo qualificar cada vez mais cedo os profissionais para o disputado mercado de trabalho.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
O programa é composto por curso de aprendizagem gratuito com duração de até dois anos. Durante este período o aprendiz receberá ensinamentos teóricos em sala de aula e prático dentro da empresa contratante.
A legislação determina que as empresas de médio e grande porte possuam entre 5% e 15% de jovens aprendizes em trabalho ou estágio. Ao ser pré-selecionado, o estudante passará por algumas fases.
São elas: entrevista em grupo; entrevista individual; entrega de documentos comprovatórios; teste psicológico e exames de saúde. Para participar do Jovem Aprendiz é preciso ter entre 14 e 24 anos.
Também é preciso estar matriculado no Ensino Fundamental ou Ensino Médio; possuir carga horária disponível, de quatro a seis horas diárias, e não ter nenhum registro profissional anterior na carteira de trabalho.
De acordo com a psicóloga Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey, servidora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os jovens buscam a oportunidade para se desenvolver profissionalmente e como pessoa:
Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey
aprendizlegalelvira1
A proposta de estudar e trabalhar contribui para a formação de uma excelente mão de obra para as empresas. Além disso, a aprendizagem proporciona à juventude a experiência marcante do primeiro emprego:
Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey
aprendizlegalelvira2
Outras informações sobre o funcionamento do programa Aprendiz Legal podem ser obtidas na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, localizada na rua do Acre, 84, Centro, em Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.