Pará de Minas celebra sua padroeira nesta quinta. Veja a programação

santuario_nossa_senhora_da_piedade041115
O mês de setembro é especial para a população de Pará de Minas e marcado por muitos eventos festivos que fazem parte das comemorações do aniversário da cidade, celebrado no dia 20 de setembro.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Em 2016, o município completa 157 anos de emancipação político-administrativo. Apesar da data importante, não é feriado municipal e apenas os servidores públicos municipais podem descansar, devido ao ponto facultativo. Os demais trabalhadores seguem a rotina diária, sem folga.

Paralelamente, ocorrem as celebrações e festividades alusivas a padroeira do município Nossa Senhora da Piedade, promovidas pela paróquia que leva o nome da santa e que está celebrando este ano 170 anos de evangelização.

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade foi a primeira do município e originou as demais. Quando a paróquia foi instituída, Pará de Minas era conhecida por outras denominações, como Villa do Pará.

Por ser uma data tão especial, este ano foram feitas algumas modificações na programação da festa da padroeira, com o intuito de reunir pessoas de toda a cidade para as celebrações em honra á Nossa Senhora da Piedade.

Uma das novidades foi a peregrinação da imagem da padroeira pelas demais paróquias de Pará de Minas. Ela passou pelas paróquias de Santo Antônio, Nossa Senhora Imaculada Conceição, Nossa Senhora Auxiliadora, São Pedro e São Francisco, respectivamente.

Como parte da programação, esta quarta-feira, 14 de setembro, é o 9º e último dia da novena. Às 18h15min, será rezado o Terço Mariano, coordenado pelo padre Adriano Aparecido Bolognani, sob responsabilidade da Comissão para Liturgia.

Em seguida, 19 horas, celebração da Santa Missa presidida pelo padre Geraldo Gabriel de Bessa, administrador da Paróquia Santo Antônio, seguida de sorteio da imagem de Nossa Senhora da Piedade entre os presentes e bênção especial aos festeiros do dia. Comunidades convidadas: Santo Antônio e São Sebastião. Coral: Cleusa Rios e companhia.

Como ocorreu em todos os dias das celebrações dedicadas à padroeira de Pará de Minas, Nossa Senhora da Piedade, as pessoas podem levar seus pedidos e agradecimentos escritos em papéis, para colocá-los nos cestos preparados para este fim.

Mas o ponto alto da festa será nesta quinta-feira, 15 de setembro, dia dedicado a Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Pará de Minas e do estado de Minas Gerais.
Nesta quinta (15) às 7 horas, celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Marcelo Luiz Caixeta, administrador da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Divinópolis. Coral: Jaqueline, Darlene e companhia.

09h30min, celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Charley Marcelino Silva, com participação das crianças. Coral: Anjos Cantando.
12 horas, repiques dos sinos no Santuário Nossa Senhora da Piedade.

15 horas, celebração da Santa Missa presidida pelo monsenhor Paulo Pereira, administrador da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Divinópolis, com participação dos enfermos. Coral: Karina e companhia.

19 horas, celebração da Santa Missa presidida pelo padre Charley Marcelino Silva. Em seguida procissão pelas ruas centrais de Pará de Minas. A caminhada terá participação da Banda de Música Lira Santa Cecília.

Itinerário da procissão: praça Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, praça Padre José Pereira Coelho, rua Benedito Valadares, rua Dr. Higino, rua Francisco Sales, rua São José, praça Afonso Pena e rua Delfim Moreira.

Após a chegada da procissão no Santuário de Nossa Senhora da Piedade será feita a queima dos pedidos e agradecimentos que recolhidos ao longo da novena, e a imagem de Nossa Senhora da Piedade ficará exposta para veneração dos fiéis.

Comunidade convidada: Santuário de Nossa Senhora da Piedade.

Coral: Coral Bittencourt

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!