Quem não votou ou justificou nas últimas eleições poder ter o título eleitoral cancelado


Os cartórios eleitorais de todas as regiões brasileiras deverão elaborar as listas com os nomes dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições e poderão ter o título eleitoral cancelado.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Minas Gerais são 175.020 cidadãos que não cumpriram com a obrigação perante a Justiça Eleitoral. Eles deverão comparecer a um Cartório Eleitoral até o dia 2 de maio e regularizar a situação.

O eleitor deverá levar um documento com foto que comprove sua identidade, título eleitoral e comprovantes de votação, de justificativa e de recolhimento de multa ou de dispensa de recolhimento.

O não comparecimento para comprovação do exercício do voto, da justificativa de ausência ou do pagamento das multas correspondentes resultará no cancelamento automático do título de eleitor.

De acordo com Luiz Antônio Gabriel, chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Pará de Minas, os casos dos eleitores que não votaram e não justificaram já constam na lista de cancelamento e por este motivo devem procurar o órgão:

Luiz Antônio Gabriel
luizantonio_titulo1


Quem não estiver em dia com a Justiça Eleitoral fica impedido de conseguir financiamento, ingresso no serviço público através de concurso, retirada de passaporte, entre outras sanções previstas na legislação:

Luiz Antônio Gabriel
luizantonio_titulo2

A cada ano o número de pessoas com títulos eleitorais cancelados diminui em razão da facilidade de acesso as informações. Isso vem promovendo uma conscientização da maioria dos cidadãos da região de Pará de Minas:

Luiz Antônio Gabriel
luizantonio_titulo3

Vale ressaltar que cada turno é considerado uma eleição para a Justiça Eleitoral. Não será expedida nenhuma notificação ao eleitor informando sobre a pendência dele no cadastro eleitoral. Por isso, o cidadão deve ficar atento para evitar problemas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!