Candidatos a CNH reclamam, mas delegado diz que sem identidade atualizada não podem fazer exames


Um dos documentos mais importantes e mais utilizados cotidianamente pelos cidadãos é sem dúvida a Carteira de Identidade. Ela contempla a foto, digital do dedo polegar da mão direita, o número de Registro Geral (RG) e a assinatura do titular.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Confeccionada com base nas informações da Certidão de Nascimento, a identidade é essencial ao receber atendimento médico, prestar provas para vestibulares, concursos públicos, entre outros procedimentos.

Porém, muitas pessoas não cuidam bem do documento e deixam que o plástico seja violado, amassado, além da foto ficar desatualizada. Esses detalhes podem gerar problemas para o titular.

Recentemente a reportagem do Portal GRNEWS recebeu reclamações que candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) estavam sendo impedidos de realizar provas de legislação em Pará de Minas sob o argumento que a Carteira de Identidade deles estava desatualizada. Muitos questionaram esse impedimento e disseram não ter conhecimento de nenhuma lei específica que trata desse assunto.

Diante dessas queixas, a reportagem conversou com João Henrique Furtado de Oliveira, delegado Regional da Polícia Civil de Pará de Minas. Ele esclarece que os candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) devem portar uma identidade em perfeitas condições. Caso contrário eles não poderão fazer o exame de legislação:


João Henrique Furtado de Oliveira
identidadejoaohenrique1

Ele explica que são aceitos outros documentos como a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e outros documentos com foto que comprovam a identidade do candidato:

João Henrique Furtado de Oliveira
identidadejoaohenrique2

Em relação à solicitação de segunda via da Carteira de Identidade, muitos reclamaram que em Pará de Minas demora até 45 dias para ficar pronto. Entretanto, o delegado ressalta que no caso das pessoas que já tem as digitais registradas no sistema o novo documento é emitido em até cinco dias úteis. Caso contrário, é preciso colher as impressões digitais do cidadão, o que causa uma demora:

João Henrique Furtado de Oliveira
identidadejoaohenrique3

A Delegacia Regional da Polícia Civil já orientou todas as autoescolas de Pará de Minas quanto à necessidade de todos os candidatos a CNH portarem documentos em perfeito estado e que comprovam a identidade para a realização de exames.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!