Exposição na Casa da Cultura celebra o Rock em Pará de Minas


Nesta quinta-feira, dia 13 de julho, é comemorado no Brasil o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente a existência de um dos estilos musicais com mais adeptos ao redor do planeta.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse mesmo dia no ano de 1985. Na ocasião foi organizado um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.


O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia. A festa contou com a presença de vários artistas, entre eles estavam The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins, Eric Clapton e Black Sabbath.

A celebração da data é uma referência a um desejo expressado em público pelo cantor Phil Collins. Apesar de ser declarada como o Dia Mundial do Rock, a data só é comemorada no Brasil.


Ela começou a ser comemorada nos anos 1990 porque duas rádios paulistanas dedicadas ao rock começaram a fazer menção do dia durante a programação. A iniciativa foi aceita pelos ouvintes e se espalhou pelo país.

Entretanto, o Dia Mundial do Rock é completamente ignorado em todo o resto do mundo. A data será marcada em Pará de Minas com a exposição “Long Life, Rock and Roll Uai”, na Casa da Cultura.

Evaldo Firmino, restaurador da Casa da Cultura e organizador da mostra, conta que em conversa com um amigo e teve a ideia de destacar a importância do rock na história da música mundial:

Evaldo Firmino
exposicaodorockevaldofirmino1


Ele explica que as pessoas poderão visualizar discos de vinil, fitas cassetes, roupas e até ouvir músicas. Uma grande oportunidade para as novas gerações conhecerem os recursos que existiram no passado e desapareceram com o avanço da tecnologia:

Evaldo Firmino
exposicaodorockevaldofirmino2

José Roberto Pereira, diretor de Cultura, ressalta que será uma exposição com muitos objetos relacionados ao rock e que apresentará bandas paraminenses. Ele afirma que o estilo musical influencia a atitude de milhões de pessoas:


José Roberto Pereira
exposicaodorockjoserobertopereira

A abertura da exposição será nesta quinta-feira, 13 de julho, a partir das 10 horas. Ela estará aberta a visitação pública até o dia 31 de julho, das 7 às 17 horas. As visitas guiadas poderão ser agendadas pelo telefone: (37) 3231-7780.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!