Governo de MG envia mensagens de celular para cobrar pagamento do IPVA 2017


A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) está fazendo de tudo para receber dos proprietários que estão em débito com o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Os proprietários de veículos que ainda não pagaram o tributo já receberam mensagens de texto no telefone celular alertando para a falta de pagamento. São cerca de 500 mil mensagens para os devedores deste ano e de exercícios anteriores.

Divulgação/SEF-MG

As mensagens SMS não contêm nenhum link para o contribuinte clicar, apenas o texto de cobrança. Se alguém receber alguma mensagem com link, imagem ou boleto, a orientação é desconsiderar e alertar a SEF.

Nesses casos o contribuinte pode cair em uma tentativa de fraude. O governo do estado espera arrecadar cerca R$ 4,5 bilhões como IPVA 2017. Até o final de abril, pouco mais de 80% dos contribuintes estavam em dia com o imposto.

A arrecadação havia chegado à casa dos R$ 3,6 bilhões. A escala de pagamentos terminou no dia 15 de março. Os inadimplentes podem quitar o débito em caixas eletrônicos ou nos bancos credenciados.

Basta procurar uma agência com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) em mãos. A multa e os juros referentes ao atraso serão calculados automaticamente.

Quem não for cliente bancário pode retirar a guia de recolhimento, já com o valor atualizado, diretamente no site da Secretaria de Fazenda e pagar até mesmo em casas lotéricas.

Caso a dívida não seja quitada, o proprietário pode ter o veículo apreendido, pagar multa e acumular pontos na carteira de habilitação, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Elita Aparecida Costa Andrade, chefe da agência da Administração Fazendária (AF), em Pará de Minas, ressalta que o proprietário de veículo não deve acessar nenhum link para evitar prejuízos com fraudes:


Elita Aparecida Costa Andrade
smsipvaelitacostaandrade1

Ela diz ainda que não são enviadas boletos para o endereço do contribuinte. É importante ficar atento e no caso de pagamento do IPVA basta procurar as loterias ou as agências bancárias:

Elita Aparecida Costa Andrade
smsipvaelitacostaandrade2

O pagamento do IPVA possibilita o recebimento do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), emitido pelo DETRAN-MG. Também é necessário estar em dia com a Taxa de Renovação de Licenciamento Anual de Veículo, Seguro DPVAT e eventuais multas de trânsito.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!