Disseminar fake news é crime e delegado alerta que Polícia Civil está de olho nas informações falsas

Com o fácil e rápido acesso de toda população à internet, especialmente nos smartphones, agora ficou simples ter a informação na palma da mão. O problema é que pessoas mal intencionadas criam notícias falsas, as chamadas fake news, e isso gera muitos problemas. Em muitos casos podem ser golpes ou até mesmo para ferir a honra de outra pessoa.

Sem contar que as fake news podem até mesmo levar o disseminador da notícia falsa pra cadeia. Isso mesmo. Espalhar este tipo de informações é contravenção penal e configura a infração conhecida como “provocar alarme falso”.

O responsável pode ficar preso de 15 dias a seis meses, além de pagar multa. Quem faz o alerta é o delegado regional a Polícia Civil em Pará de Minas Carlos Henrique Gomes Bueno:

Carlos Henrique Gomes Bueno
carloshriquecontravpenal1


Em muitos grupos é comum os integrantes repassarem as informações e citarem que apenas estão publicando sem saber se a notícia procede. Isto também é crime, como contou ao Portal GRNEWS, Carlos Henrique Gomes Bueno:

Carlos Henrique Gomes Bueno
carloshriquecontravpenal2

Além de ser enquadrado no artigo 41 da Lei das Contravenções Penais, quem dissemina notícias falsas pode também responder por outros crimes mais graves. Tudo dependerá do andamento das investigações.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!