Disque Dengue recebe dezenas de denúncias diárias sobre focos do mosquito em Pará de Minas

entulho_lixo_rua_dengue
A Secretaria Municipal de Saúde continua intensificando o combate aos focos de mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Todos os esforços visam evitar uma epidemia no município.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Pará de Minas registrou um índice de 6,9% de infestação do inseto no último Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa). Um número muito alto tendo como base o recomendado pelo Ministério da Saúde – menos de 1%.

Os números preocupantes foram registrados devido a grande quantidade de reservatórios de água. Muitos pará-minenses estocaram água em caixas devido ao racionamento que gerou grandes transtornos.

Sem os devidos cuidados os reservatórios se transformaram em criadouros do mosquito da dengue. O poder público vem mantendo três equipes de fiscalização sanitária e estão sendo tomadas providências para ampliar o serviço.

O município está trabalhando a contratação de dez novos agentes de combate a Dengue nos próximos dias. O cronograma prevê visitas a cada dois meses a todos os imóveis existentes no município.

Atualmente são registradas aproximadamente 50 denúncias diárias de focos da Dengue. De acordo com Carlos Henrique Lara Lázaro, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde, as informações são conferidas em loco pelos fiscais e são dados prazos para que as providências sejam tomadas:
carlhenr_dng

Carlos Henrique Lara Lázaro
carlhenr_ddng1

Ele informa também que a partir da próxima sexta-feira (15) começarão os mutirões de limpeza em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. Outras medidas continuarão sendo implementadas, entre elas, a aplicação do UBV costal para matar os mosquitos adultos:

Carlos Henrique Lara Lázaro
carlhenr_ddng2

No Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira, localizado no bairro Senador Valadares, foi montada uma equipe especializada na assistência aos pacientes com suspeita de Dengue. Todos os postos de saúde possuem o soro hidratante e o medicamento Paracetamol, ambos indicados para o tratamento.

As denúncias sobre os reservatórios de água parada ou focos do mosquito transmissor da doença em Pará de Minas podem ser feitas pelo Disque Dengue: 0800 940 94 02. A ligação é gratuita.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!