Regras do novo calendário de vacinação serão aplicadas em Pará de Minas

vacina_hepatite
A partir da próxima segunda-feira (18) as equipes dos postos de saúde de Pará de Minas seguirão as regras do novo calendário de vacinação para 2016. Por isso é importante que pais e responsáveis fiquem bem atentos as mudanças.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Foram alteradas doses de reforço para vacinas infantis contra Meningite e Pneumonia, além do esquema vacinal da Poliomielite e o número e doses da vacina de HPV, que não será mais necessária a terceira dose.

As mudanças foram implementadas pelo Ministério da Saúde e nova tabela já foi encaminhada para todos os municípios brasileiros. Segundo o órgão, as mudanças são rotineiras e acontecem devido à alteração da situação epidemiológica e por atualização na indicação das vacinas.

erika_regina_da_silva110116
As alterações são baseadas em acompanhamentos e estudos das campanhas de imunização que acontecem. Érica Regina da Silva, coordenadora do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, explica o novo esquema em detalhes:

Érica Regina da Silva
nvvcnerrg1

Ela disse ainda que o calendário de vacinação de adultos também sofreu algumas mudanças. A vacinação para pessoas com idade acima de 60 anos também serão vacinadas contra a Hepatite B e a febre amarela:

Érica Regina da Silva
nvvcnerrg2

Os enfermeiros e técnicos de enfermagem dos postos de saúde de Pará de Minas participarão de uma capacitação sobre o novo calendário de vacinação. O treinamento acontecerá nesta terça e quarta-feira, dias 12 e 13 de janeiro respectivamente, das 13h às 14h.

Atualmente, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribui cerca de trezentos milhões de imunobiológicos todos os anos, dentre vacinas e soros. Nos últimos cinco anos o orçamento do PNI cresceu mais de 140%, chegando a R$ 2,9 bilhões, no ano passado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!