CCZ inicia levantamento de situação sobre casos de Leishmaniose em Pará de Minas
A Leishmaniose é uma doença infecciosa, transmitida pela picada do mosquito-palha e também por insetos hematófagos. Mais comum em países com clima quente e úmido, a doença afeta cães.
O animal, no início da doença, pode não apresentar sintomas, pois a Leishmaniose pode ficar incubada por até seis anos. Entre os principais sintomas estão o emagrecimento, lesões na pele, crescimento exacerbado das unhas, perda de apetite e febre.
Até pouco tempo, os animais diagnosticados com a doença eram sacrificados. Mas desde 2018 existe um medicamento e os cães podem voltar a ter qualidade de vida.
A única forma de diagnosticar a doença no animal é um teste, disponibilizado gratuitamente pelo governo. Porém, ele estava em falta há alguns meses mas recentemente, conforme anunciado pelo Portal GRNEWS, a Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis recebeu uma nova remessa e entregará aos municípios.
Pará de Minas é um deles e os testes começaram a chegar. Porém, para receber um número maior, será necessário fazer um levantamento da real situação no município, como explica o médico veterinário Oscar Leitão, responsável técnico pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ):
Oscar Leitão
oscarltl1
Após tirar o sangue do animal, o material é levado para o CCZ que realiza o teste rápido. Caso positivo, é enviado para a Funed que fica responsável pelo exame completo:
Oscar Leitão
oscarltl2
O trabalho dos técnicos tem início na segunda-feira, 13 de junho, em animais moradores da Vila Lara, Vila Romualdo e bairro Ipês. Inicialmente 11 cães farão o exame.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.