Barragem da usina do Carioca não se rompeu, segue sob monitoramento e alerta continua

Os institutos meteorológicos previam 70mm de chuva em Pará de Minas no sábado (08). Mas choveu bem mais que o previsto. A estação pluviométrica instalada no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) registrou que choveu 147,6mm naquele dia, mais que o dobro previsto.

O resultado disso foi um verdadeiro caos não só na cidade, como também em toda a região. Vários pontos de Pará de Minas ficaram alagados, famílias estão desalojadas e segundo a Prefeitura, foi dado um suporte a estas pessoas.

Caso os atingidos pelas chuvas não tenham familiares em Pará de Minas, o poliesportivo do bairro Nossa Senhora de Fátima está pronto para acomodar as famílias.

Já em relação à barragem da Usina do Carioca, distrito de Pará de Minas, ela não se rompeu, diferente de notícias que circularam nas redes sociais durante o fim de semana.

Ao Portal GRNEWS, o prefeito Elias Diniz (PSD) informou que o monitoramento continua pelos órgãos responsáveis e tudo está sendo feito para minimizar os possíveis danos:


Elias Diniz

eliasdrompbarr1

Houve uma fratura no duto que liga o gerador da usina, o que fez com que a água transbordasse. As equipes também pretendem sobrevoar a área para ver a real situação da região, afinal não é possível transitar pelas estradas rurais.

Ascom Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

Um plano de ação emergencial também foi montado para atender as famílias que moram nas regiões abaixo da represa de Carioca. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Carioca e o salão da igreja estão preparados para acolher as pessoas que tiveram que sair de suas casas, inclusive com alimentação, colchões e roupas:

Elias Diniz
eliasdrompbarr2

Ascom Prefeitura de Pará de Minas / Divulgação

Elias Diniz também pediu à população que não compartilhe informações e mensagens recebidas nas redes sociais e aplicativos de mensagens sem saber a procedência. As fake news podem alarmar ainda mais as pessoas que podem ser prejudicadas caso a barragem se rompa:

Elias Diniz
eliasdrompbarr3

O prefeito também orientou sobre as estradas rurais. Muitas estão intransitáveis e a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura tem trabalhado na melhoria das vias:

Elias Diniz
eliasdrompbarr4

A partir desta segunda-feira, 10 de janeiro, a Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente iniciará, em parceria com a concessionária Águas de Pará de Minas e a Agência Reguladora do Serviço de Água e Esgoto de Pará de Minas (ARSAP), a execução de plano emergencial para vistorias nos poços artesianos localizados nos distritos, povoados e zona urbana.

O objetivo é verificar as condições da qualidade de água fornecida à população. Se necessário, o abastecimento de água potável será garantido por meio de caminhões-pipa. Nesta segunda-feira, a Águas de Pará de Minas informou que o abastecimento de água pode ser comprometido na cidade em razão das fortes chuvas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!