Águas de Pará de Minas construirá Estações de Tratamento de Efluente nos distritos de Tavares de Minas e Carioca

A empresa que opera o sistema de abastecimento de água e esgoto no município precisa cumprir todas as metas estabelecidas nas cláusulas que constam no contrato de concessão do serviço público.

A concessionária adiantou os investimentos quando construiu em tempo recorde a rede adutora que liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) localizada no Bairro Nossa Senhora das Graças a captação do rio Paraopeba, no Distrito de Córrego do Barro.

O trabalho não para e o planejamento continua sendo feito para que a oferta de água tratada seja ampliada, garantindo o abastecimento de toda a população. Além disso, uma grande preocupação da empresa é com o meio ambiente.

A Águas de Pará de Minas também é a responsável pela coleta e o tratamento de todo o esgoto sanitário. No perímetro urbano o serviço é realizado e o próximo passo será a implantação de um sistema moderno na zona rural.

Dois terrenos estão sendo desapropriados para a construção de duas Estações de Tratamento de Efluente (ETE’s). Uma unidade funcionará no Distrito de Tavares de Minas e outra no Distrito de Carioca.

Para realizar as obras os terrenos foram desapropriados. Por meio do Decreto N.º 10.564/2018, o prefeito Elias Diniz (PSD) declara de utilidade pública para fins de desapropriação e instituição de servidão, amigável ou judicial, uma área de terreno inserida em uma gleba de terras no Distrito de Carioca, em Pará de Minas, publicado em 29 de outubro de 2018.

Já o Decreto N.º 10.563/2018 declara de utilidade pública para fins de desapropriação e instituição de servidão, amigável ou judicial, uma área de terreno inserida em uma propriedade rural situada no local denominado “Lagoa ou Floresta” hoje “Fazenda Imaculada Maria”, no Distrito de Tavares de Minas, em Pará de Minas, também publicado em 29 de outubro deste ano.

A execução do projeto fará com que as propriedades rurais tenham a coleta e o tratamento do esgoto. Será um grande ganho para todos os cursos d’água da região que receberão o efluente devidamente tratado.

Thiago Contage Damaceno, superintendente da Águas de Pará de Minas, confirma que nos terrenos desapropriados pelo município em Tavares de Minas e em Carioca serão construídas duas Estações de Tratamento de Esgoto:

Thiago Contage Damaceno
etesnazonaruralthiagcontage1

Em todo o Brasil o índice de esgoto coletado e tratado é de apenas 45% Contrariando essa estatística o município de Pará de Minas já conseguiu um grande avanço no abastecimento de água e na coleta e tratamento de esgoto:

Thiago Contage Damaceno
etesnazonaruralthiagcontage2

Já existe o projeto de construção de Estação de Tratamento de Efluente no Distrito de Torneiros, o maior de Pará de Minas, e também no Bairro Matinha. A meta é fazer com que todo o esgoto seja coletado e tratado nas áreas urbana e rural do município.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!