Pará de Minas reforça recomendação do uso de máscaras nas unidades de saúde
Profissionais da saúde voltaram a registrar aumento no número de casos confirmados de Covid-19 em todo o país. Em Pará de Minas não é diferente. Boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde desta quarta-feira, 8 de junho, mostra que em 24 horas foram 35 novos casos na cidade. Número bem diferente do registrado há algumas semanas, quando a média era de dois a três casos diários.
Diante do aumento de casos, a Secretaria Municipal editou uma nota informativa recomendando e até mesmo obrigando o uso de máscaras nas unidades de saúde de Pará de Minas.
A decisão foi baseada no “cenário epidemiológico local, com ELEVAÇÃO no número de casos positivos por COVID-19” e também que as recomendações da desobrigação podem ser revistas mediante avaliação de cada município, com dados clínicos e epidemiológicos.
Com isto, a partir de agora, é obrigatório o uso de máscaras seja a tripla cirúrgica, PFF2, N95 e dupla de tecido, nas unidades de saúde se o paciente tiver sintomático para Covid-19, testado positivo para a doença ou em contato com algum positivado.
Passa a ser recomendado o uso da máscara nas unidades para pacientes com comorbidades de acordo com o grupo de risco estabelecido para a Covid-19.
Segundo a enfermeira Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Clara Teles Meytre, as medidas vêm para diminuir o número de casos e proteger os pacientes, especialmente os que correm risco de ter a doença agravada após contrair o novo coronavírus:
Ana Clara Teles Meytre
anaclaratmusom1
No grupo de risco para Covid-19 estão pessoas maiores de 60 anos; com cardiopatias graves ou descompensados como insuficiência cardíaca, cardiopatia isquêmica; com pneumopatias graves ou descompensados como asma; imunodepressão; com doenças renais; com diabetes; doença hepática; obesidade; hipertensão arterial; não vacinados; e profissional e trabalhador de saúde em ambiente de trabalho.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.