Vara da Comarca de Pitangui comemora 100% dos processos virtualizados

A 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e Juventude e o Juizado Especial da Comarca de Pitangui comemoraram, na semana passada, o cumprimento da meta de 100% de processos judiciais virtualizados. O trabalho da equipe responsável pela virtualização, liderado pela juíza diretora do Foro e titular da 1ª Vara e Juizado Especial da Comarca de Pitangui, Marcilene da Conceição Miranda, começou há um ano.

“O espaço físico na secretaria já ficou mais agradável, sem aqueles volumes de processos sendo movimentados a todo momento. Com isso, a qualidade do trabalho também melhorou. A virtualização facilitou ainda o controle gerencial de todos os andamentos processuais e de prazos, tanto no gabinete quanto na secretaria. A celeridade também é uma das principais conquistas”, disse a juíza Marcilene da Conceição Miranda.

Ainda segundo a magistrada, os benefícios da virtualização repercutem diretamente na resposta à sociedade. O sistema virtual oferece mais segurança porque todos os atos são registrados eletronicamente. Outro ganho é na sustentabilidade, pois o procedimento elimina o papel e permite, como destacou a magistrada, a utilização de espaços menores, já que não há necessidade de guarda e arquivamento de autos físicos.

Em Minas Gerais, a migração dos autos para o virtual já é realidade desde 2015, com a implantação do PJe. Todo o acompanhamento do cumprimento de pena da população carcerária também é informatizado, por meio do Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), desde março de 2020.

A estratégia de virtualizar os processos ganhou ainda mais evidência durante a crise sanitária na pandemia de covid-19, quando o isolamento social e outras restrições provocaram a suspensão de feitos presenciais e exigiram que o Judiciário providenciasse uma resposta para o cidadão que aguarda a resolução de seu problema. Com informações da Diretoria de Comunicação Institucional do TJMG

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!