Agentes realizam nebulização contra o mosquito transmissor da Dengue perto da Policlínica

dengue_ubv_fumaca080116
A Secretaria Municipal de Saúde, através do departamento de Vigilância Epidemiológica, vem realizando uma termonebulização com o chamado UBV costal (Ultra Baixo Volume).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A pulverização é feita em dosagens baixas através de equipamentos que quebram as partículas do inseticida em gotículas tão diminutas que, em suspensão – e somente enquanto suspensas – atingem de forma letal apenas o mosquito adulto.

dengue_ubv_d080116
O UBV só tem o resultado esperado quando é precedido pela eliminação dos criadouros no raio de trabalho proposto. Também é necessário o apoio da população, deixando as janelas abertas para que o produto possa penetrar nas residências e exterminar os mosquitos adultos.

Para que se obtenha o máximo de eficiência, os locais que recebem a aplicação do popular fumacê devem ser definidos de acordo com o mapeamento dos casos da dengue por bairros na cidade.

dengue_ubv_b080116
O trabalho é direcionado com base no índice de infestação predial e à positividade das armadilhas de oviposição das fêmeas do vetor. Nesta sexta-feira (08) o trabalho foi realizado nas proximidades da Policlínica, região central de Pará de Minas, como explica Henrique Lopes Flores, assessor técnico do Consórcio Intermunicipal do Alto Rio Pará (Cispará):

Henrique Lopes Flores
ubvchlf1

henrique_lopes _flores080116
Ele informa que o UBV costal é realizado em parceria com as unidades de saúde que fazem as notificações de suspeitas de dengue. O objetivo é eliminar o mosquito adulto para que a doença não se prolifere:

Henrique Lopes Flores
ubvchlf2

Henrique Lopes Flores informou que o termo fumacê é mais conhecido popularmente. Ele ressalta que algumas pessoas mais sensíveis poderão ter leves sintomas e em apenas 10 minutos o efeito já terá passado:

dengue_ubv_a080116
Henrique Lopes Flores
ubvchlf3

dengue_ubv_c080116
Durante a pulverização apenas devem ser protegidos vasilhames com comida e água dos animais domésticos, uma vez que o produto se dissipa rapidamente pelo ar e apresenta baixo risco à saúde de moradores e animais.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!