Bombeiros alertam para os riscos do uso do cerol ao soltar pipas e papagaios

pipa_papagaios290716a
Nesta época do ano aumenta o número de crianças empinando pipas e papagaios pelas ruas das cidades. O período é propício para ventos fortes, que possibilitam a diversão.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Mas, é preciso ficar atento aos riscos que podem ser causados com a prática em via pública. Uma linha de pipa com cerol se transforma em uma verdadeira navalha, representando risco de acidente a motociclistas, ciclistas e pedestres.

O uso do cerol é considerado crime penal nos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro, além do artigo 37 da Lei das Contravenções Penais. Em caso do uso do cerol por crianças ou adolescentes, estes podem ser apreendidos.

Já o cidadão adulto que utilizar a linha com caco de vidro moído e cola, será conduzido a Delegacia de Polícia. O material é apreendido e o infrator pode até mesmo ser preso em flagrante.

pipa_papagaios290716
No estado de Minas Gerais, a Lei Estadual nº 14.349 de 2002 prevê multa para os infratores, os quais ficam sujeitos também a sanções cíveis e penais. Por isso é importante ficar atento e tomar os devidos cuidados.

Recomenda-se que a prática de soltar pipa seja realizada em locais abertos, onde não haja rede elétrica, nem vias de tráfego. Os pais devem orientar seus filhos em relação aos riscos a terceiros e a si mesmos.

tenente_adelmo_francisco_de_oliveira060716
Tenente Adelmo Francisco de Oliveira, comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros em Pará de Minas, ressalta que as vítimas do cerol sofrem lesões graves e com sérias conseqüências:

Tenente Adelmo Francisco de Oliveira
uscrtenenteadelmo1

O militar afirma que principalmente os motociclistas são vítimas em potencial. A linha cortante pode provocar cortes profundos na região do pescoço e levar a pessoa atingida até mesmo à morte:

Tenente Adelmo Francisco de Oliveira
uscrtenenteadelmo2

A população pode denunciar o uso ilegal do cerol por meio do telefone 190 da Polícia Militar.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!