GRNEWS TV: Nutricionista revela segredos para curtir os jogos da Copa Mundo e festas juninas com equilíbrio na alimentação
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Fernanda Medina, Nutricionista e especialista em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional, repassou dicas importantes para não exagerar na alimentação durante a Copa do Mundo e nas festas juninas. Ela explicou que o equilíbrio é o principal aliado nesse período marcado por petiscos, bebidas alcoólicas e doces típicos.
Ansiedade e exageros alimentares
Segundo Fernanda Medina, a ansiedade provocada pelos jogos faz muitas pessoas “beliscarem” o tempo todo sem perceber. Ela destacou que alimentos naturais, ricos em fibras, proteínas e gorduras boas, ajudam no controle da fome e reduzem o impulso de comer em excesso.
A especialista também alertou sobre o perigo de passar o dia sem se alimentar para “compensar” os exageros da noite. De acordo com ela, essa prática costuma aumentar ainda mais a fome e favorece escolhas impulsivas durante festas e confraternizações.
Trocas inteligentes ajudam no equilíbrio
Durante a entrevista, Fernanda Medina sugeriu substituir frituras e petiscos ultraprocessados por opções mais leves, como milho cozido, pipoca sem excesso de gordura, amendoim sem muito sal e preparações assadas.
Ela explicou que alimentos típicos das festas juninas, como milho e amendoim, não são vilões da alimentação. O problema está no excesso de açúcar, sal, gordura e nas porções exageradas.
Álcool, hidratação e desempenho físico
Outro tema abordado foi o impacto do álcool no organismo. A nutricionista ressaltou que bebidas alcoólicas prejudicam a hidratação, aumentam processos inflamatórios e afetam diretamente o rendimento físico, inclusive de atletas amadores.
Como estratégia, ela recomenda intercalar o consumo de álcool com água e manter uma alimentação equilibrada antes de sair para eventos e confraternizações.
Sono e recuperação do organismo
Fernanda Medina também destacou a importância do sono e da recuperação do corpo após períodos de exageros. Segundo ela, noites mal dormidas associadas ao excesso de álcool e ultraprocessados elevam o cansaço e prejudicam o metabolismo.
Ao final, a nutricionista reforçou a chamada regra do 80/20, defendendo que é possível manter uma alimentação saudável sem deixar de aproveitar os momentos de lazer e celebração.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

