CER da APAE conta com equipamento desenvolvido para astronautas para tratar pessoas com paralisia cerebral


O Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) é implantado pelo Ministério da Saúde para incentivar ações e serviços desenvolvidos por entidades, associações e fundações privadas sem fins lucrativos nos campos da oncologia e da pessoa com deficiência.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Pessoas físicas e jurídicas que contribuírem com doações para projetos nessas duas áreas poderão se beneficiar de deduções fiscais no Imposto de Renda. Esses recursos são liberados para as instituições que apresentam projetos assistenciais.

Em Pará de Minas o Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER) elaborou um projeto que foi inscrito no ano de 2015. O objetivo era angariar recursos para a compra do equipamento Pedia Suit.

Daniela Teodoro, coordenadora do Setor de Reabilitação Física do CER, explica que o recurso técnico é composto por um macacão que é ligado a uma grande gaiola. Ele foi desenvolvido para astronautas e acabou se transformando em uma importante ferramenta no tratamento de algumas doenças que comprometem as funções locomotoras:

Daniela Teodoro
danielateodoro_cer

Mariana Barbosa, gerente do CER, revela que no ano passado a entidade foi contemplada com duas gaiolas. Desde então são atendidas pessoas com paralisia cerebral em Pará de Minas e região:

Mariana Barbosa
marianabarbosa_ver1


Ela explica que o tratamento intensivo é de quatro horas diárias durante o período de um mês. São atendidos quatro pacientes mensalmente e essa especialidade é disponibilizada em poucos lugares de Minas Gerais:

Mariana Barbosa
marianabarbosa_ver2

Para ser encaminhado para a terapia com o Pedia Suit o paciente precisa apresentar um relatório médico e documentos pessoais. A marcação pode ser realizada nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!