Mutirão de Limpeza no Santos Dumont para combater focos de Dengue; população precisa ajudar
No sábado, 10 de novembro, a partir das 8h, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá mais um Mutirão de Limpeza em Pará de Minas. Desta vez as ações serão voltadas para todo o bairro Santos Dumont.
O último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) realizado em Pará de Minas subiu de 1,3%para 2,5%. O índice ideal para o Ministério da Saúde seria menor que 0,9%.
Com base nas informações do LIRAa, a prefeitura identifica as localidades onde está a maior quantidade de focos do mosquito vetor da Dengue, Febre Chikungunya e do Zika Vírus.
Os números mostraram que os paraminenses não estão contribuindo com a luta contra o mosquito. O município já enfrentou duas epidemias sérias de dengue, sendo a última no ano de 2016, quando as unidades de saúde ficaram lotadas de pessoas acometidas pela doença e algumas evoluíram para óbito.
A maioria dos reservatórios de água parada foi encontrada em vasos de flores, ralinhos e acúmulo de lixo. Em todos os casos o problema ocorre dentro das residências. Somente em um imóvel foram encontrados 11 focos.
É muito importante o apoio de toda a população, pois o poder público tem trabalhado muito no combate ao mosquito com uma grande equipe. Muitos moradores se acomodam e a situação é muito grave.
De acordo com Adailton Antônio Moreira, gerente de Combate a Endemias, no último levantamento realizado o Santos Dumont registrou um índice de infestação e por isso será realizado esse mutirão para eliminar os criadouros do mosquito:
Adailton Antônio Moreira
mutiraosantosdumontadailtonantonio
O próximo mutirão de limpeza a ser realizado pelo poder público acontecerá no Residencial Cecília Meireles. A data e o horário serão divulgados posteriormente para que os moradores possam apoiar o trabalho.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.