Corpo de Bombeiros e Defesa Civil vistoriam áreas atingidas por desabamentos e enchentes


Durante a madrugada desta segunda-feira (06), o Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas atendeu a 11 ocorrências envolvendo desabamentos de muros, quedas de árvores e enchentes.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter


Os pontos mais críticos foram os já conhecidos de outros períodos chuvosos. Os alagamentos são constantes na Avenida Presidente Vargas, no canal do Córrego Água Limpa e na Avenida Alano Melgaço, Centro, próximo ao Cine Café.

Foram registradas quedas de árvores no bairro São José e desmoronamento de muros de arrimo nos bairros Recanto da Lagoa e Vila Raquel. A pior ocorrência foi o mar de lama que invadiu as casas no bairro Serra Verde.


O Sargento Alexandre Evangelista, do Pelotão do Corpo de Bombeiros de Pará de Minas, informa que as medições realizadas demonstraram 106 milímetros de chuvas durante algumas horas da madrugada:

Sargento Alexandre Evangelista
sgtevangelista_chuva1


O militar destacou a importância de planejar o esgotamento da água de chuva em todos os projetos de construção civil. Ele ressalta que os vizinhos das partes mais baixas são obrigados a contribuir com a vazão da enxurrada:

Sargento Alexandre Evangelista
sgtevangelista_chuva2

O ceramista Alan Campidel Machado, morador da rua Celso Grassi, Vila Raquel em Pará de Minas, por pouco não viu sua casa desmoronando durante as fortes chuvas. Ele revela que parte do arrimo que sustenta a residência caiu junto com o barranco:

Alan Campidel Machado
alanmachado_chuva1

Há muitos anos o município teria desaterrado o local para construir as escadas de acesso ao mirante da estátua do Cristo Redentor. O morador acredita que essa obra antiga pode ter contribuído para que o desmoronamento ocorresse:

Alan Campidel Machado
alanmachado_chuva2

André Lara Amaral, responsável pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) vem trabalhando desde as primeiras horas dias para atender as ocorrências. Ele garante que está à disposição para atender a todas as demandas:

André Lara Amaral
andrelara_chuva1

Ele orienta a todos os moradores de áreas de risco para evacuarem as casas em caso de enchentes ou desabamentos. Outra ação imediata a ser tomada é o acionamento do resgate do Corpo de Bombeiros através do telefone 193:

André Lara Amaral
andrelara_chuva2

O telefone de contato da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Pará de Minas é o (37) 99963-7021. Durante o horário comercial as emergências poderão ser comunicadas através do número (37) 3231-7766.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!