Programa Academia da Saúde promove cuidado e estímulo a hábitos de vida saudáveis

Lançado em 2011, o Programa Academia da Saúde (PAS) tem como principal objetivo contribuir para a promoção da saúde, a produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população. Nele, são previstos oito eixos de ações a serem desenvolvidos por meio do programa, a nível local (estadual ou municipal).

Entre os eixos de ações, estão as práticas corporais e atividades físicas, que visam não somente aumentar os níveis de atividade da população e melhorar as condições de saúde, mas também promover a conscientização e a autonomia em direção às atitudes, aos comportamentos e aos modos de vida saudáveis.

“Mais do que fazer com que as pessoas se movimentem, queremos por meio desse programa promover, nos espaços públicos, a inclusão, a participação popular e o lazer, além da interação entre as pessoas”, explica o secretário de Atenção Primária à Saúde, Nésio Fernandes.

Os polos do PAS são estabelecimentos de saúde que fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

Os oito eixos de ações a serem desenvolvidos nos polos do programa compreendem:

Práticas corporais e atividades físicas;
Produção do cuidado e de modos de vida saudáveis;
Promoção da alimentação saudável;
Práticas integrativas e complementares;
Práticas artísticas e culturais;
Educação em saúde;
Planejamento e gestão; e
Mobilização da comunidade.

Estrutura
Os polos do Programa Academia da Saúde podem ser construídos em três modalidades: básica, intermediária e ampliada. Todas as modalidades são compostas por três espaços: área coberta, área descoberta e área de acesso, circulação e paisagismo.

A área coberta de apoio (na modalidade básica), também chamada de edificação de apoio (nas modalidades intermediária e ampliada), tem sua funcionalidade referente à proteção ao clima (sol e chuva) e à realização de atividades simultâneas e coletivas. Já a área descoberta é um espaço que deve ter uma parte livre, para atividades coletivas sem uso de aparelhos, e outra a ser preenchida por equipamentos para a prática de atividade física, lembrando que a inclusão de tais equipamentos é facultativa. Com informações do Ministério da Saúde

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!