Pronto Atendimento monta equipe específica para atender casos suspeitos de Dengue
Infelizmente vem ocorrendo nos últimos dias o que havia sido alertado pela Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas – o grande aumento nos casos suspeitos de Dengue.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Desde o feriado da virada do ano o Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira (P.A.), localizado no bairro Senador Valadares, vem recebendo centenas de pessoas com sintomas da doença, como febre alta, forte dores nos olhos, náuseas e vômito, manchas vermelhas na pele, falta de apetite e cansaço.
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem.
Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada dos mosquitos. Mas, apenas um exame sorológico pode confirmar se o paciente está mesmo com o vírus da Dengue.
Para atender o aumento na demanda o Pronto Atendimento Municipal montou uma equipe específica para atendimento dos pacientes com sintomas de Dengue. O serviço continuará durante os próximos dias visando dar uma assistência mais humanizada.
O pintor Alcides Martins Filho procurou a unidade de saúde com suspeita de Dengue. Ele disse que o atendimento foi demorado na segunda-feira e com a mudança implantada no P.A. o sistema melhorou:
Alcides Martins Filho
dngalcides1
A professora Maria Cristina da Silva também estava com muita fraqueza e dores pelo corpo. Ela conta que há seis dias vem lutando com os sintomas e poderá ter contraído a dengue pela primeira vez:
Maria Cristina da Silva
dngmariacristina1
O diretor do P.A., Moisés Gabriel de Abreu, confirma o aumento considerável do número de pacientes com suspeita de Dengue. Ele explica que todas as providências vem sendo tomadas para garantir um atendimento de qualidade:
Moisés Gabriel de Abreu
dngmoises1
Ele ressalta ainda que durante a semana os usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) poderão ser atendidos nos postos de saúde. Isso diminuirá o número de pacientes no P.A. e evitará transtornos:
Moisés Gabriel de Abreu
dngmoises2
A equipe específica para atendimento dos casos suspeitos de Dengue trabalha conjuntamente com a equipe do pronto socorro que dá assistência aos casos graves que chegam ao Pronto Atendimento Municipal em Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.