Gestantes cadastradas no Bolsa Família receberão repelentes contra o mosquito transmissor do Zika vírus


Nos últimos anos a luta contra o mosquito Aedes aegypti foi intensificada em todo o país. O inseto se tornou uma grande ameaça à saúde pública depois que passou a transmitir Dengue, Febre chikungunya e Zika vírus.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Por ser o vetor, ele pica uma pessoa doente e transmite as enfermidades ao picar outra pessoa. Por isso a importância de eliminar reservatórios de água parada que se tornam um local propício para a reprodução.

Em Pará de Minas a Secretaria Municipal de Saúde mantém equipes de agentes de combate a Endemias visitando residências e empresas. Os servidores eliminam focos do mosquito e fornecem importantes orientações.

O Zika vírus foi responsável pela explosão do número de casos de microcefalia, especialmente no estado de Pernambuco. A doença compromete o desenvolvimento cerebral das crianças e deixa sequelas permanentes.


Até que a vacina contra a doença seja descoberta e distribuída para a população é preciso combater o Aedes agypti. Um meio de espantar o mosquito é através do uso de repelentes.

O Sistema Único de Saúde (SUS) está disponibilizando esses repelentes para as gestantes que pertencem a famílias de baixa renda e que estão inseridas no Cadastro Único (Cad-Único) do governo federal.

De acordo com Paulo Duarte, secretário municipal de Saúde, as futuras mamães deverão procurar o Posto de Saúde portando o cartão de vacina, documento de identidade e receita médica indicando o repelente:


Paulo Duarte
repelentespauloduarte1

Ele explica que o benefício veio diretamente de Brasília, por meio do Ministério da Saúde. É preciso que as gestantes apresentem também o cartão do programa Bolsa Família para retirar o repelente:

Paulo Duarte
repelentespauloduarte2

Os repelentes que espantam o mosquito transmissor da Dengue e outras doenças estão disponíveis na Famarcinha localizada na praça Torquato de Almeida, Centro, em Pará de Minas. Outras informações podem ser obtidas nos postos de saúde dos bairros.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!