Licitação: Pará de Minas quer parte da frota de ônibus urbanos movidos à energia limpa


No ano de 2007 a Prefeitura de Pará de Minas realizou um processo licitatório para definir qual empresa assumiria o serviço de transporte coletivo urbano. Na ocasião a vencedora do pleito foi a Transporte Urbano Rodoviário e Intermunicipal Ltda (TURI).

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Inicialmente o contrato venceria em 2012, mas o então prefeito José Porfírio de Oliveira prorrogou o vencimento para setembro de 2017. A concessionária está prestando serviços no município há dez anos.

Muitos paraminenses dependem dos ônibus para chegar ao trabalho, a escola, entre outros destinos. Grande parte dos usuários reclama de atrasos nos itinerários, falta de educação de motoristas e trocadores, e ônibus em mau estado de conservação.

Visando o processo licitatório, o município realizará um estudo técnico minucioso para que a qualidade do transporte coletivo na cidade seja de excelência. Para isso será contratada uma fundação especializada em rotas e demandas.

A informação é de Júlio César de Oliveira, procurador Geral do Município. Ele garante que todos os cuidados vêm sendo tomados objetivando melhorar a mobilidade urbana.

A novidade é que a Prefeitura de Pará de Minas pretende que parte da frota da concessionária que for declarada vencedora da licitação utilize veículos movidos a energia limpa, como ônibus elétricos, por exemplo:

Júlio César de Oliveira
licitacaotransportejuliocesaroliveira1

A utilização de ônibus movidos por energia elétrica para reduzir o índice de poluição do ar. O sistema fotovoltaico é abastecido com a luz solar e conduz energia elétrica para baterias:


Júlio César de Oliveira
licitacaotransportejuliocesaroliveira2

Acrescenta que a questão jurídica do processo licitatório está bem encaminhada e a expectativa é que o processo não seja demorado para definir a empresa que ficará responsável pela prestação do serviço de transporte coletivo urbano nos próximos anos:

Júlio César de Oliveira
licitacaotransportejuliocesaroliveira3

A previsão é de que inicialmente 5% da frota dos ônibus coletivos de Pará de Minas sejam movidos por energia limpa. Entre as opções estão os veículos movidos por energia elétrica, biodiesel e álcool.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!