Nove mil alunos iniciam ano letivo nesta segunda em 33 unidades municipais de ensino de Pará de Minas


Nas últimas semanas os profissionais que buscam uma vaga nos diversos cargos oferecidos pela Secretaria Municipal de Educação ficaram apreensivos quanto a definição do processo seletivo.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

A Secretaria Municipal de Educação registrou cerca de cinco mil inscrições e cumprindo os prazos previstos na legislação divulgou a lista de classificados e posteriormente realizou o processo de designação na quinta-feira, 2 de fevereiro, data em que o Salão Nobre Dr. Marcos de Abreu e Silva do Sindicato Rural de Pará de Minas ficou lotado.

Em meio a este processo a Procuradoria Geral do Município informou que o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com base em texto próprio previsto na legislação determinou que a permanência de contratados em cargos da Prefeitura de Pará de Minas estaria limitada 24 meses.

Isso significaria demissão de um número expressivo de servidores que prestam serviços há um bom tempo nas diversas áreas da administração municipal, inclusive, profissionais da área de Educação.

Como essa decisão poderia afetar os serviços públicos ofertados aos cidadãos paraminenses, o prefeito Elias Diniz enviou para a Câmara Municipal de Pará de Minas um Projeto de Lei na tarde de quarta-feira, 1º de fevereiro, solicitando a prorrogação dos contratos até a realização do concurso público na Prefeitura de Pará de Minas.

Devido ao caráter de urgência visando a manutenção dos serviços públicos em Pará de Minas, os vereadores realizaram reunião extraordinária no início da noite de quinta-feira, 2 de fevereiro, e por dezessete votos a zero, aprovaram a proposta do prefeito Elias Diniz que prorroga os contratos dos servidores municipais até a realização do concurso público.

Um alívio para a administração que manterá os serviços ativos e também para um grande número e servidores municipais que estavam bastante preocupados com a possibilidade de perderem seus cargos. Pelo menos, por enquanto, serão mantidos até a realização do concurso público.

Em outra frente de trabalho a Prefeitura de Pará de Minas atuou na preparação das unidades municipais de ensino para que nove mil alunos iniciem o ano letivo nesta segunda-feira, 6 de fevereiro.

A Secretaria Municipal de Educação administra 33 unidades escolares em Pará de Minas, somando as escolas urbanas e rurais, além de creches, centros municipais de educação infantil e o Centro de Referência em Educação (CRE), que funcionará em novo endereço.

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas confirma que durante as férias escolares de janeiro foram realizadas “obras de melhorias e conservação em diversos prédios da rede municipal de ensino e para readequações de funcionamento. A principal alteração ocorreu no CRE, que foi transferido para o prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Educação, na rua Major Fidélis, 91, no Centro. O objetivo da mudança foi aproximar os especialistas do Centro de Referência e a equipe pedagógica da Secretaria, visando melhorar a assistência aos alunos que necessitam de atendimento educacional especializado”.

Para a secretária municipal de Educação, Marluce Pinto Coelho, “a transferência do Centro de Referência em Educação não prejudicará em nada o funcionamento do órgão. Ele continuará contando com equipe multidisciplinar formada por psicólogo, fonoaudiólogo e assistente social, para o atendimento às redes municipal e estadual de ensino. Além disso, ela ressalta que todos os registros dos atendimentos prestados nos últimos anos estão devidamente preservados”.

Ela disse ainda que o “CRE é um departamento da Secretaria Municipal de Educação, que atua junto às escolas públicas de Pará de Minas, por meio da avaliação, diagnóstico, orientação e encaminhamento de alunos com problemas de comportamento, desenvolvimento e aprendizagem. Sua missão vai além do apoio aos educadores e alunos que necessitam de atendimento educacional especializado. Vamos aprimorar o atendimento, buscando estratégias que proporcionem a esses alunos inclusão escolar, desenvolvimento e autonomia dentro e fora da escola”.

Importante ressaltar que os alunos matriculados na rede estadual de ensino também iniciam o ano letivo 2017 nesta segunda (6) em 3.654 escolas do Estado de Minas Gerais. No município de Pará de Minas, estudantes das escolas da rede particular iniciaram o ano letivo 2017 na semana passada.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!