Folia de Reis visitará presépios no encerramento da programação do Natal Luz em Pará de Minas

O Natal Luz foi aberto em Pará de Minas em 5 de novembro de 2022 e terá sua programação encerrada neste sábado, 7 de janeiro, com a visita de um grupo de Folia de Reis de São José da Varginha.

Eles começam pelo presépio com imagens feitas por Raimundo Nogueira de Faria (Sica), na Escola Municipal de Artes e Ofícios. Em seguida o cortejo seguirá até a Casa da Cultura, onde está o presépio Belém Monumental, assinado pelo artista plástico João Batista Leite.

O diretor da Escola Municipal de Artes e Ofícios Raimundo Nogueira de Faria (Sica), Samuel Lopes, lembra que o Dia de Reis é comemorado em 6 de janeiro. Porém, no Brasil a Igreja Católica celebrará a data no domingo, 8 de janeiro. Ele convida a todos para participar do evento deste sábado (7), a partir das 8 horas, com visitas aos presépios com imagens de Sica e ao Belém Monumental:


Samuel Lopes
samuelpresepio1

A secretária municipal de Cultura e Comunicação Institucional Andréia Xavier Paulino cita que além do lado religioso, a Folia de Reis também se destaca como evento folclórico e cultural:


Andréia Xavier Paulino
andreiapresepio1

Sobre a Folia de Reis
De acordo com a tradição do povo cristão católico, esta data religiosa retrata as festas religiosas que ocorrem entre o Natal (25 de dezembro) e o Dia de Reis (6 de janeiro). Ainda se refere ao cortejo de pedintes, cantando versos religiosos ou humorísticos e sagrados.

Neste cenário de fé cultura, tudo lembra a história de Jesus Cristo, que recebeu a visita dos três Reis Magos por ocasião de seu nascimento em uma manjedoura, na gruta em Belém. Nestes festejos existem elementos musicais com a presença de vários instrumentos.

Os participantes da Folia de Reis visitam as casas de porta em porta cantando, lembrando a viagem dos Reis Magos para levar ao Menino Jesus seus presentes de ouro, incenso e mirra.

A tradição retrata os palhaços que participam da Folia de Reis como sendo os soldados de Herodes, que foram enviados para buscar informações sobre o nascimento do Filho de Deus, e acabaram se tornando protetores da Sagrada Família.

No Dia de Reis existe a tradição de fazer a simpatia com sementes de romãs para ter muito dinheiro durante o ano. A pessoa joga três sementes para trás, fala os nomes Baltasar, Belchior e Gaspar e guarda outras três sementes na carteira.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!