Pouco mais de 40% do rebanho bovino foi vacinado contra a Brucelose na região de Pará de Minas


A Brucelose é uma zoonose – doença que pode ser transmitida do animal para o homem – produzida por diversas espécies do gênero Brucella e a causadora da brucelose em bovinos é a Brucella abortus.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O germe é eliminado durante o aborto e partos de animais infectados. Hábitos das fêmeas como cheirar e lamber o bezerro após o nascimento auxilia na transmissão da bactéria.

A transmissão por meio da inseminação artificial é grande, pois o sêmen contaminado é depositado diretamente no útero da vaca, não havendo nenhuma barreira.

Os animais infectados apresentam problemas reprodutivos. Entre eles, aborto no terço final da gestação, natimortos, nascimentos de bezerros fracos e corrimentos vaginais nas fêmeas.

Pode ocorrer também retenção de placenta e infertilidade temporária ou permanente. Nos machos pode causar inflamação do testículo, levando à infertilidade no animal. Também podem ocorrer lesões nas glândulas mamárias e nas articulações.

Por isso é de suma importância a vacinação como forma de prevenção. Na região de Pará de Minas foram vacinadas durante a primeira etapa da campanha 5.188 bezerras, chegando a 41,65% de imunização.

De acordo com Lucas Silva Jardim, chefe do escritório do IMA em Pará de Minas, o índice foi altamente produtivo e a meta é continuar melhorando a cada etapa. Ele explica que no geral houve uma cobrança maior:


Lucas Silva Jardim
bruceloselucas1

Ele explica que a estatística relacionada a campanha de combate a brucelose envolve as duas etapas que acontecem a cada seis meses. Geralmente a cobertura vacinal chega a mais de 90% e precisa ser mantida:

Lucas Silva Jardim
bruceloselucas2

Os produtores de gado que não vacinarem o rebanho e declararem no IMA estarão sujeitos a multa, perda de autorização para transporte de animais e restrição de entrega de leite e carne em laticínios e frigoríficos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!